quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

365 dias passaram....

Noc Noc abre a porta...

Pois é eu não vou fugir a regra de falar do final do ano. E como li ás uns minutos atrás passaram 365!
No inicio parece um longo percurso e no fim parece que foi pequeno, mas a verdade é que muita coisa aconteceu. Como considero este blog como uma ferramenta profissional vou contar um pouco dos meus 365 dias.

No inicio deste ano, tinha tudo planeado, iria ser um ano de revolução, estava a ser criada a minha marca. Ja desde o final de 2014 de preparava tudo para 2015 ser um começo de algo! E assim foi, comecei o ano com imensos projetos.

Em primeiro lugar era a criação de um site totalmente novo, feito a minha medida, com tudo aquilo que queria, de forma original, mas a tentar ser funcional. O site era a base para a criação de uma imagem. Muitas horas de discussão com os produtores do site, ora um pouco mais a direita, ora um pouco mais a esquerda, e depois era que o sistema não suportava algumas coisas que eu queria, ora eu não suportava o sistema.

O site é totalmente personalizado por isso as fotos teriam de ser as minhas e da minha equipa... Mais uma guerra. Com o fotografo foi outra aventura. Eu consegui explicar o que queria e a mensagem que queria passar, mas foram mais umas quantas horas passadas num estúdio de fotografia a imaginar, como seria o produto final.

Foram feitas simulações, foram imaginados locais para tirar fotos, e que mensagem transmitir. A verdade é que depois de muitas horas foram feitos uns esboços em papel... que depois de dois dias inteiros de fotografias o produto final foi exatamente o que estava nesse esboço. Tenho de agradecer a muitas pessoas, porque foi um grande esforço e colaboração, quer pelos locais onde foram feitas as produções quer pela disponibilidade dos "modelos". Já para não falar da minha falta de paciencia... Pois porque o meu pavio para a paciencia é do tamanho de uma lente de contacto quando cai no chão... As vezes que se repetiu fotos foram assim tipo absurdas! Mas o desejo era tão grande de ter algo inovador e personalizado que tinha de valer o esforço. E la concluimos as fotos para o site!

Depois o logotipo... não acertavamos, a ideia não passava e o que vinha do designer não era aquilo que queria... Depois de muita luta, muitos emails, e muita discussão la saiu o logotipo, confesso que ainda não é bem aquilo mas foi o escolhido, tinha de ser!

Depois foi as assinaturas de email, foram os modelos online... enfim tudo tinha de seguir a mesma linha, tinha de ter tudo a mesma imagem! Era um objetivo! e foi concluido, penso eu com muito sucesso! www.hsilva.pt

Ja tinha passado mais de 90 dias e tinha mais 275 pela frente! Concluindo aquele projeto havia que o colocar no mapa, tinha de ser um site consultado, mas tinha de dar resultado, todos tinham de reconhecer aquela marca! Estava tudo programado, não foi bem a regua e esquadro porque somos latinos.... e gostamos sempre de dar umas curvas aquilo que é simples.

Os 275 dias que faltavam teriam de ser dedicados à equipa, ja se tinha contrato uma coach para nos fazer acompanhamento,  era preciso fazer deste grupo de pessoas uma equipa! Tarefa muito dificil.

Cada elemento da minha equipa estava isolado numa zona, eram ilhas... Como é que eu podia juntar um arquipélago num continente? Fogo... Foram formações, foram horas dentro de uma sala a fazer desenhos esquisitos, foi parecer alcoolicos anonimos a desabafar uns com os outros dos nossos problemas! Mas não... as ilhas teimavam a não se juntar! Foram longas horas de noite a pensar como inverter esta situação... Mas que raio... Tudo o que eu tentava so parecia que afastava as pessoas e não as juntava!

Foram mesmo muitas noites, foram muitas horas a pensar como? Como iria eu conseguir este objetivo?... Porque para que ter uma marca se depois a maquina que tinha de projetar essa marca não funcionava... era a mesma coisa que colocar o "cavalinho" da ferrari num smart... O simbolo tava la mas não anda!

Confesso que pensei em desistir! Pensei mesmo que não havia nada a fazer! Eles tinham tudo e eu ja tinha tentado tudo... Pensava eu claro!
Quando chegou o calor, deve ter sido pela luz, pensei que tinha de fazer diferente, o modelo do meu negocio não estava a resultar e por isso tinha de mudar! Já que a equipa não mudava de atitude eu tinha de mudar alguma coisa, ou então desistia... Mas eu não gosto de desistir de nada! Para mudar o modelo foi preciso planear muito bem, porque iria alterar todo um funcionamento ja enraizado há tres anos... Iria ser dificil mudar habitos, e mudar quem manda! Mas pronto tinha de ser... e la consegui convencer os elementos da equipa, mas sobretudo convencer quem manda!

E como por artes magicas.... começaram a comunicar... até que eu tenho um feliz ideia de criar um grupo de conversa de Whatsapp... Modelo alterado, chat no whatsapp... e ora eu tenho uma equipa!

Ups? o que foi isto que me aconteceu? depois de todo o dinheiro investido, de horas de sono perdidas, de dias a planear, de conversas sem fundamento o que era necessario era alterar o modelo e fazer um chat para a malta conversar????? Agora até chateia porque ja partilham fotos até quando vão comprar sushi e tiram foto com o cozinheiro.... Enfim... Deixa os estar felizes e em equipa!

A verdade é que foram precisos quase 200 dias para este objetivo cumprir! Mas como por artes magicas lá foi feito!

Já não sobrava muitos mais dias neste ano longo, era tempo de preparar o proximo (2016)... E são precisos muitos dias para preparar o proximo ano! Finalmente o registo da Marca, logo e nome!
Finalmente preparar um ano que se espera de consolidação e crescimento. Reuniões e mais reuniões, horas e mais horas agarrado a folhas de excell, falar com pessoas e pensar no caminho a seguir!

É tambem verdade que nos ultimos dias deste ano decidi fazer um blog, algo que nunca tinha pensado, mas a verdade é que há um objetivo a ser cumprido, para isso são precisos dar passos, e o blog é um pequeno passo para um grande objetivo... mas esse não é para 2015, nem para 2016... 2017 será o ano de ver o grande objetivo deste Blog.

Agora que chegamos ao ultimo dia do ano, posso afirmar que os grandes objetivos foram atingidos. Foram dificeis, mas tinha de ser!

Sei hoje que tenho uma equipa que me acompanha, sei que consegui criar uma imagem, sei que estou no caminho certo! A facturação aumentou... Provavelmente fiquei nos 10 melhores deste pequeno Pais que é o melhor da europa no que ao imobiliario diz respeito! Por isso foi mais um objetivo que sempre tive, e que agora temos! Porque já não é so "eu" somos nós! Por isso ficamos nos 10 melhores deste pais e de certeza nos melhores da europa... Para o ano voltamos a conversar....

Obrigado por estes 365 dias....

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Fazer Diferente, ou ser diferente?

Noc Noc Abre a Porta....

Hoje para mim foi um dia um bocado esquisito porque aconteceram algumas situações similares que me fizeram pensar sobre um assunto. Fez-me pensar se uma pessoa faz diferente ou é simplesmente diferente? Porque?

Na nossa profissão ha agentes imobiliários que ganham muito dinheiro, que fazem carreiras, progridem, crescem visualizam, inovam, experimentam.... São diferentes ou fazem de maneira diferente?

Hoje logo pela manha passou-se uma situação... Um colega aproxima-se de mim e diz-me "epa ainda tens aquele imovel X disponivel para venda?"... eu respondi " Acho que ha uma pessoa interessada mas fala com o elemento da minha equipa Y"

Que fiz eu? Liguei para o elemento da minha equipa e disse, "olha o nosso colega tem um potencial cliente para aquela casa"... o elemento da minha equipa responde "olha então ele que me ligue"... Eu pensei, epa mas será que é muito dificil pegar no telefone ligar para o colega e saber do que se trata? No minimo mostrar que estamos interessados em vender! Então e se o colega se esquecesse, e se o colega fosse ainda menos ativo e esperasse mais dias para ligar?... Isto é fazer diferente ou ser diferente?

Depois a tarde numa reunião falava com um colega e perguntei-lhe "olha tu pensas nos imoveis dos teus colegas? Sabes o que eles têm para vender?"... Resposta "nem me lembro disso, tenho sempre tanta coisa para fazer!"... Pensei, fogo uma das minhas grandes preocupações desde o primeiro dia em que estou no mercado imobiliario é saber o que há para vender, seja de colegas seja da concorrencia. Tive uma pessoa que me ligava e dizia "olha la tu que te lembras de tudo diz-me lá de quem era o imovel X?".... Isto é ser diferente ou fazer diferente?

Realmente faz-me pensar se as pessoas que vendem mais são diferentes ou se so fazem diferente, eu acho que são diferentes! Têm atitudes diferentes, preocupações diferentes, são quase maquinas programadas para saber de um determinado assunto!

Ser consultor imobiliario, não pode ser só fazer uns folhetos catitas, não é so falar com umas pessoas sobre imoveis, e relacionar-se bem com pessoas, sim isto ajuda muito, mas atitude perante o negocio? Ou se tem um atitude pró ativa ou não há negocio! 

É ser diferente, é não gostar de certa pessoa e ir mostrar as casas dele? Porque?, porque isto é negocio não é um centro de amizade! 

Porque conhecer o que há para vender? porque quando alguem nos ligar temos de ter na ponta da lingua todos os imoveis que estão para vender naquela zona! Sejam meus ou de outros colegas! É impressionar o cliente por conhecimento e não por simpatia! Ser simpatico é giro mas infelizmente não enche o prato lá de casa!

É ser diferente, é encontrar soluções de negocio para um cliente porque? Porque se ele nos liga é porque está interessado em alguma coisa e nós temos a obrigação de explorar ao máximo essa vontade! Pode não ser viavel, mas temos a obrigação de a explorar!

É ser diferente, é saber interpretar cada sinal do cliente como um sinal de para onde ele quer ir, quantas vezes um cliente não nos pede imovel num determinado lugar e vai comprar noutro totalmente diferente? e porque acontece isto? Porque se faz diferente, porque se percebe o que realmente é importante para esse cliente! Não nos fechamos no pedido do cliente mas sim nas necessidades dele, mas para isso é preciso uma coisa, atitude para dar o passo de perguntar o que quer, como quer e quando quer!

Fazer diferente ou ser diferente?... Tem de se ser diferente....As vezes até me faz comichão nos dedos quando vejo alguns colegas perderem certas oportunidades, só porque ficaram a espera que algo acontecesse.... mas ha uma coisa fixe é que ter sorte dá muito trabalho, e alguns têm pouca sorte....

Já que vamos entrar no ano novo, sejam diferentes e não esperem que aconteça...Façam acontecer! Procurem... e talvez encontrem!

domingo, 27 de dezembro de 2015

"Em busca da Felicidade"

Noc Noc Abre a Porta...

Hoje vou abrir portas em busca da felicidade!

Em primeiro lugar estamos a chegar ao final do ano, quando se renovam votos, promessas e objetivos. É nesta altura que todos sem excepção dizem que "é este ano que vai ser"! E depois aquilo que normalmente acontece é quando nos apercebemos ja passou mais um ano, e a unica coisa que fizemos foi mais do mesmo.

Há varias frases neste video que acho que são importantes, refletir sobre duas. Em primeiro a frase de "nunca deixe que ninguem te diga que não pode de fazer algo!", todos os dias nos cruzamos com pessoas que nos passam mensagens e é muito dificil fazer um filtro entre o que é bom e mau! Mas há uma frase que li ou me disseram há bem pouco tempo que dizia "quanto mais as pessoas te avisam que não estas no caminho certo, provavelmente mais proximo podes estar dele!". As pessoas não gostam de mudanças, não gostam que venham outras pessoas mudar a realidade, não gostam de pessoas criativas! Pessoas criativas e lutadoras normalmente desarrumam a vida das pessoas "normais"....

A segunda frase é " as pessoas não conseguem vencer e vão dizer que você também não vai conseguir!", primeiro o sucesso é feito a medida de cada um, o meu sucesso pode ser muito diferente do sucesso de quem está a ler esta mensagem! O sucesso para alguem pode ser ver o filho a formado na universidade, e para outro o sucesso pode ser ter um milhão de euros na conta! Cá para mim se puder juntar os dois seria perfeito! Enfim... Voltando a frase acho que é isso mesmo, a maioria das pessoas nem sequer têm objetivos, por isso nem sequer sabem o que podem ou não fazer, mas normalmente adoram criticar e reprovar pessoas que tentam. Por isso constantemente criticam e dizem que "agora é que vai ser o fim".... Mas ja dizia um tal senhor.... " nada se perde tudo se transformar", e por incrivel que parece mesmo nas derrotas há vitorias e ha progressos, por isso quando dizem que não vou conseguir, é quando tenho a certeza que vou dar tudo para ser possivel!

Mas fica aqui o video.....

sábado, 26 de dezembro de 2015

A pergunta do dia é "como está o mercado imobiliario?"

Noc Noc Abre a porta...

A pergunta que mais me fazem hoje em dia é "como está o mercado imobiliário?".

É "giro", pois vou cortar o cabelo e lá me perguntam então como está o imobiliario, vou ao stand onde comprei o meu carro e perguntam então como está o mercado?... Encontro-me com um amigo e perguntam-me.... voces ja sabem! Estou no jantar de natal e lá vem a pergunta... Então como está o mercado imobiliário?

Bem em primeira analise eu so conheço um bocadinho do mercado, vá na melhor das hipóteses 10% do mercado imobiliario... Por isso uma pergunta tão ampla é dificil resposta.

Em segundo plano, eu acho que depende da realidade que estamos a viver, claro se me perguntam a mim como está o mercado, no meu ponto de vista e como as coisas correm dentro do esperado claro que acho que está bom!... Mas e se fizerem essa pergunta a um novato? Talvez a resposta seja bem diferente. Ou seja o que quer dizer é se estamos a ter sucesso claro que vamos dizer que está bom.... Se não estivermos a ter um bom momento achamos que a crise veio dar cabo disto tudo!

Mas pronto vou dar a minha opinião de como está o mercado. Repito a minha opinião! Se estivermos a falar de Lisboa e Porto cidade eu diria que está a loucura, os preços sobem, as casas vendem-se em dias. Os projetos de reabilitação começam a fazer sentido, e começa a faltar imoveis para vender! Por isso quem tiver mais conhecimento de mercado "safa-se" melhor. Os proprietarios destas zonas começam a ter o faca e o queijo na mão! Queres comprar? Então vais ter de pagar!

Tirando essas duas realidades que, mais uma vez afirmo na minha opinião, desequilibram toda a realidade,  o resto está ainda bem diferente. Vamos colocar as coisas assim proprietario que queira vender a sua casa neste momento, e que tenha comprado a casa entre 2000 e 2010 vai ainda perder dinheiro, e tem de ter essa noção. Quem comprou depois de 2010 não perde mas tambem não ganha! Digamos que estabilizou o preço! Quem comprou antes dessa data consegue recuperar o valor que comprou, e ainda ficar com alguns trocos! Eu podia explicar este fenomeno, mas seria demasiado maçador.

Por isso se me perguntam como está o mercado? Depende... Depende onde fica localizado o imovel, quando o comprou e quanto pagou por esse mesmo imovel.

Se me perguntam se se vende? Sim vende... Vende os imoveis que entram no mercado a preço justo, com a imobiliaria certa e com o consultor imobiliario certo!

Se é altura de comprar ou vender? Eu digo que é tempo de vender! Vender o que comprou mal, para comprar bem!

Não tenho uma varinha magica a dizer muito mais que isto, se vai melhorar o piorar... Há tantos factores que envolvem o mercado... Mas se se mantiver esta tendencia diria que está na hora de fazer negocio!

Mas cuidado, nem tudo o que está para venda é bom negocio..... Mas isso se quiserem explicou noutra publicação....

Que por agora acho que ja respondi a algumas das perguntas que me fazem...  Não que eu queira deixar de responder, porque irei continuar a responder sempre!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Regra: primeiro a falar "morre"!!

Noc Noc Abre a porta....

Sei que o titulo parece um bocado violento, mas é assim que eu vejo em certas situações da vida pessoal e profissional... Mas vou so falar no ambito profissional.

Ao longos dos meus anos de experiencia, fui aprendendo muito com as formações que tive, mas não ha nem houve melhor ensino que o dia a dia, que testar, errar, e voltar a tentar de maneira diferente.

Ao longo dos tempos fui percebendo algumas coisas importantes no fecho de negocios, ou no relacionamento com clientes, ou em situações de reunião. Uma das que vou explicar aqui são aquelas situações em que ha uma pergunta ou uma observação e logo a seguir vem um silencio.... Ao longo dos anos fui percebendo uma coisa muito simples.... Quem falar a seguir ao silencio "morre"!

Vou tentar explicar com exemplos... Imaginem a seguinte situação estamos a mostrar uma casa... e o fim da visita perguntamos "gostou no casa?"... E fica aquele silencio durante alguns segundos, tendencia do vendedor é imediatamente falar coisas do genero "gostou da cozinha?" ( eu diria a este vendedor algo do genero "oh meu anormal ja fizeste um pergunta, falaste morreste!") porque logo a seguir vem a resposta do genero "não gostamos muito!", ou então "sim gostamos muito!".... Mas agora para obter resposta da casa toda tens de perguntar divisão a divisão, e ja se tinha perguntado se gostava ou não! Falou morreu!

Outro cenario, estamos numa reunião e ha uma pergunta do genero "concorda com este preço?".... E la vem aquele silencio.... Tendência do vendedor " ah e tal pode ser um bocado mais!"... "eu posso sempre negociar!".... Burro era só silencio não era resposta, falaste morreste, ja disseste que podias aumentar o preço... agora não há volta atrás!

Nestas situações é mesmo imaginar que temos uma arma apontada a cabeça e se falamos vamos morrer!

Talvez para os homens posso dar outro exemplo... Em casa a mulher pergunta "quem vai arrumar a loiça?"... Se o homem responde " eu vou" normalmente tem de ir mesmo e ainda leva com algo do genero "não fazes mais que a tua obrigação", ou algo do genero "deves estar doente". Se respondem "não" a coisa ainda vai ficar pior! Neste caso as proximas duas horas vão ser muito complicadas, e vão estar a sofrer com chagas a cada 10 segundos! Se deixarem o silencio fazer o trabalho é tão bom, é um nem não nem sim... e quando damos por isso tá feito e normalmente não ha chatices! Nos negocios é igual, se está silencio é porque assim tem de ser, e se alguem tem de morrer é o cliente e não nós!

Esta é a minha humilde experiencia, que uso com muito frequencia! Eu chego ao ponto de marcar reuniões e não ser o primeiro a falar, deixa que alguem abra o jogo, normalmente quem começa a falar vai ter de falar muito mais!

São so dicas....

Feliz natal!

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sabor a dever cumprido

Noc Noc Abre a porta...

Hoje vou abrir a minha porta para o fecho do ano, para os meus objetivos. Parece estranho desde logo abrir uma porta para fechar alguma coisa... Enfim!

Mas hoje sinto-me com o sabor que o meu dever foi cumprido. No final do ano de 2014 escrevi uma serie de objetivos numa folha que ando todos os dias comigo. Essa folha estava no meu carro sempre a minha frente. Era um exercicio que li num livro, escrever varias metas a atingir. Essas metas tinham de ser mensuráveis e tinham de ter prazo! Algumas eram ate meio do ano, outras final.... outras mesmo até 2016..

Quando escrevi alguns dos objetivos foi esquisito porque os escrevi sem a certeza de os conseguir atingir. Muitos não eram palpaveis, eram metas pessoais. Coisas muito minhas! 12 objetivos cada um numa area diferente, desde nivel intelectual a espiritual, material, profissional... Enfim uma serie de objetivos que tinha de lutar por eles!

Todos eles eu escrevi com a convicção que precisa de os cumprir mas sem certeza alguma, foi tipo escrever olhar para o papel e pensar... Fogo como é que vou fazer isto? Mas pensei, não se tas a escrever é porque precisas mesmo, e se precisas tens de la chegar.

Todos os objetivos pareciam peças soltas de um puzzle sem nexo algum. Mas alguma coisa me dizia que se os junta-se todos eu ficaria muito melhor.

Em primeiro lugar "eu"... Este ano eu tinha de me encontrar, saber qual o meu lugar, saber quem sou para onde quero ir... Parece estranho eu ter colocado este objetivo, mas eu sabia que precisava! E consegui, usei algumas estrategias, é verdade que contratei um coach, neste caso uma coach, que muito me ajudou! Também é verdade que não foi logo, durou muitos meses, aliás acho que todos os meus objetivos so foram concluidos no final do ano!

Eram muitas tarefas, eram muitas coisas a realizar, e tinha de fazer passo a passo, não havia nada que se conseguisse logo ali.

Profissional, ui, tantas foram as ideias, estrategias, conflitos, conflitos de ideias, conflitos de emoções. A certo momento parecia um objetivo impossivel de alcançar, mas estava escrito eu tinha de conseguir! Cerrei os dentes, fui buscar forças ao fundo do poço... e a meio do ano o que parecia uma miragem hoje é uma realidade ultrapassada... inclusivamente havia uma objetivo que era um sonho meu e so meu... e que vou ficar tão perto dele... mas era o sonho... o objetivo foi concretizado.

De tantas metas que tracei, muitas foram as duvidas, havia uma curiosa, que era pessoal que tinha a ver com o meu peso corporal, e eu cheio de medo de não cumpri coloquei logo o prazo para o ano de  2016... Pois claro fogo era tão dificil que isto o melhor era mesmo colocar logo dois anos de prazo. Atenção eu não tenho dificuldades de perda de peso, eu não conseguia era ganhar peso, e não é que depois de quase todas as metas atingidas, todas as peças que eram soltas, que ficaram juntas hoje decidi ir pesar-me.... Porque não? E não é que o objetivo ja estava atingido! Foi uma sensação muito esquisita, porque todas as metas deviam ser peças soltas, e afinal eram peças muito juntas.

Eram tão juntas tão juntas que fui concretizando cada uma delas quase sem dar por isso, porque cada passo que era dado numa das metas, eu estava-me a aproximar de outras metas! Parece estranho eu estar a dizer isto... Mas experimentem... Varias metas a atingir em diversos âmbitos das vossa vida e têm de cumprir cada uma delas individualmente, mas so conseguimos cada uma delas se cumprirmos todas!

Mais uma vez, quando me disseram isto eu disse que era loucura, mas não era... Eu hoje sinto um sabor enorme de dever cumprido.

Nem sempre o caminho parecia o mais certo ou logico, pelo menos para quem estava a ver de fora, mas o caminho tinha um destino! E eu cheguei ao meu!

Profissional, pessoal e emocional, cultural.... Até na licenciatura tudo o que me propôs,,, Não era possivel? Inicialmente não parecia... Mas hoje até parece que foi facil!

Mas por incrivel que pareça não atingi todas... Houve uma que por incrivel que pareça era a mais facil.... Mas não consegui! A meta era ler 3 livros até final de 2015! Comecei a ler tres livros isso é verdade, num dos casos estou quase a acabar, mas não vou conseguir! Mas sei que dei um passo importante.... Ler! Ler! E ler faz tão bem....

Depois da leitura surgiu isto... de escrever, quanto mais vou lendo mais vontade tenho de escrever! Quem me conhece sabe que para mim escrever era algo impensável, "perder" tempo a escrever sobre alguma coisa eu???? Se eu dissesse isto a alguem há um ano atras diriam que tinha bebido.... Mas a verdade é esta! Estou a ler... e estou a escrever! Hoje vão começar a nascer as metas para 2016.... Sabendo que o caminho não será logico, mas o fim tem toda a logica!


Daqui por um ano aqui estarei, neste mesmo sitio (online) a dizer se foi um sucesso ou um fracasso! Mas quem escreve o seu caminho tem muito mais probabilidades de chegar ao destino.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Não interessa com que força a vida bate, interessa o quanto consegues aguentar!

Noc Noc Abre a porta...

Na vida pessoal ou profissional, no mercado imobiliario ou em qualquer outro ramo, a mensagem é mesmo essa, não interessa com que força a vida nos bate, interssa o quanto conseguimos aguentar e seguir em frente... E seguir em frente.

Engraçado é que quanto mais sucesso temos mais nos querem bater... E mais temos de superar!

Por isso adoro este video

sábado, 19 de dezembro de 2015

Se eu tivesse a minha casa para vender?

Noc Noc Abre a porta...

Hoje vou-me colocar a imaginar se tivesse a minha casa para vender o que fazia?

Conhecendo o mercado imobiliário como conheço, sabendo dos benefícios e malefícios de trabalhar com uma agência imobiliária o que faria, imaginando que ja não estaria no ramo....

Em primeiro lugar teria a preocupação de perceber qual a agência imobiliária com mais vendas na zona da minha habitação, não é muito difícil basta ver os sinais exteriores de uma loja, os carros dos agentes, as montras se são modernas ou antiquadas, a loja por dentro se esta cuidada ou se é apenas mais um gabinete cheio de papeis. Ah e tal os sinais exteriores de riqueza não interessa para nada? Uma merda é que não conta se eu tivesse a minha casa para vender iria procurar a agência que mais dinheiro ganha, porque será de certeza aquela que mais ambiciona.

Depois teria de escolher a melhor pessoa para vender a minha casa dentro dessa agência, eu sem problema nenhum contactava vários agentes. Eu teria de falar com vários para perceber qual deles está com ambição, preparação e conhecimento do mercado! Como ver isso? Muito fácil, o que demonstrasse mais certeza do que faz, um agente que fosse ligeiramente arrogante, que não tivesse medo de dizer que a minha casa estaria cara, ou que não aceitaria baixar a comissão. Agente imobiliário que não abre mão da sua comissão é aquele que vai defender melhor a venda da minha casa. Porque quem não protege o que ganha como vai proteger a venda da minha casa! Agente desesperado que aceita todas as condições que o proprietário dá.... Não vai longe, so quer aquele imóvel porque ja não sabe o que fazer! Porque está ou desesperado em ter casas para vender ou não percebe nada do assunto.

Depois o agente que me mostrasse mais profissionalismo, aquele que faz diferente, que não vai atrás da manada! Aquele que não tem problemas em dizer que não vai fazer folhetos de venda, porque isso é um desperdício de dinheiro! A firmeza com que se diz as coisas define o que vai acontecer durante o negocio!

Depois teria de ir ver referencias desse agente... Como? Falando com pessoas da zona para saber o que pensam dele! Quando sai perolas do genero "ele é muito bom rapaz!"..... Esquece... têm pena desse agente, a minha casa não seria vendida por pena mas sim porque o profissional é serio e firme!



Bons rapazes são isso mesmo, bons rapazes, bons amigos, boas pessoas para beber um cafe e para trocar tres dedos de conversa! Os bons profissionais não têm tempo para essas merdas! Os verdadeiros profissionais olham para o cliente exatamente como isso, é um Cliente! Há e tal quero clientes amigos! é talvez uma boa publicidade mas não há maior mentira! No dia em que for vendido o imóvel. Deixou de haver relação! Na maioria dos casos....

Cada vez mais esta profissão é feita de profissionais, simples! Quando vamos a um bom medico ele não tem medo de nos dizer que estamos doentes, nem tem medo de passar um receita de 100€, nem muito menos dizer que a consulta custa 70€!... Epa mas isso é saude eles estudam para isso! Pois os profissionais do imobiliario tambem estudam para isso.... Por isso só têm de fazer!

Se tivesse a minha casa para vender... Sim claro que ia trabalhar com uma agencia imobiliaria. A melhor da zona com o melhor agente da zona! Disso não tenho duvidas nenhumas!

Mas eu tenho conhecimento de imobiliario e posso fazer anuncios no imovirtual! Sim é verdade que sim... Mas será que isso chega para eu vender uma casa? Claro que não, é preciso alguem que tenha uma rede de contatos, é necessario alguem que saiba e tenha a certeza que vai vender a casa. É necessario alguém com ambição para ganhar dinheiro... Porque esse vai ser a melhor ferramenta para vender a casa!

Agora vem a pergunta fundamental... Mas eu acho-me isso tudo?

Sinceramente não me acho isso tudo! Mas eu não tenho que achar nada os clientes é que vão decidir o que vão querer. Se colocaria a venda de uma casa com uma pessoa como eu? Acho que não.... Sou demasiado arrogante para me aguentar!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Será que ela percebeu?

Noc Noc Abre a porta....

Acho que hoje me apetece fazer uma dissertação sobre vir trabalhar para o ramo imobiliario ou não?

Na ultima formação uma das pessoas que la estava abordou-me e questionou-me " para alguem que tem uma licenciatura num ramo que nada tem a ver com isto, o que me pode aconselhar?"

Bem para ser muito sincero fiquei sem resposta para lhe dar, não que não tenha respostas para este tipo de perguntas mas porque me fez pensar...

Fez-me pensar que quando entrei tive as mesmas duvidas, mas não tinha gasto 5 anos da minha vida a estudar um ramo e agora ia entrar noutro totalmente diferente... Quer dizer queimei as minhas pestanas a estudar química e agora a única química que tenho de ter é aquela que tenho de criar com os meus clientes?

Fez-me também pensar nas duvidas que tive, mas ha 12 anos atrás haveria alguém com quem se pudesse falar, e que se dissesse que "tenho uma carreira de sucesso como consultor imobiliário!" não... as unicas referencias que tinha eram os srs. dos stands de vendas na beira dos empreendimentos, e na melhor das hipóteses poderia chegar a diretor de uma agencia imobiliaria que vendesse alguma coisa com jeito! Esta era a perspetiva que havia há 12 anos!

Fez-me equacionar as dificuldades que aquela pessoa vai passar, será que está preparada? Será que alguém lhe explicou que nos primeiros dois anos de uma empresa normalmente é so investimento? Sim porque somos uma empresa... Será que alguém lhe explicou que vai receber muitos nãos? Ou será que isso não dá para explicar... Simplesmente temos de ter poder de encaixe e seguir em frente! Alguns desses nãos são como murros no estômago que até apetece vomitar! Será que dá para preparar alguém para isto?... Ou será que tem de ser como se faz com as crianças... experimenta e logo vês se doí ou não?

Fez-me pensar que na primeira formação que tive, parecia uma criança que pela primeira vez foi a escola, um misto de nervosismo e entusiasmo de aprender! Mas será que se lhe dissesse isto ela iria perceber o que lhe estava a dizer?



Podia lhe tentar explicar que ser consultor imobiliario hoje é uma carreira com futuro! Mas será que ela conseguia ver esse futuro? ou Será que é ela que tem de encontrar o seu caminho? Será que se lhe dissesse que se alguem como eu conseguiu construir uma carreira qualquer pessoa consegue? Será que alguém percebe isto?....


Será que se lhe respondesse alguma destas coisa ela iria perceber, ou ia so ser arrogante com a mania que ja sabe tudo?... Não tive resposta para uma pergunta tão simples! Apenas lhe disse:

"Só depende de ti!" Será que ela percebeu?


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"Small Steps, Big Team"

Noc Noc Abre a porta...

Hoje vou abrir a porta para algo que foi um objectivo meu ha precisamente um ano atras.
Há um ano atrás tive o sonho de ter uma equipa, eu já tinha algumas pessoas que trabalhavam comigo, mas não éramos uma equipa. Eramos algumas pessoas que trabalhávamos no mesmo negocio.

Não havia comunicação, não havia cumplicidade e não havia espírito de vencer em conjunto, pessoas isoladas que tentavam fazer o melhor possível o seu trabalho, mas sem objectivo comum. Havia uma distancia tão grande entre a comunicação da equipa como havia a distancia de localização de cada loja. Ilhas!
Há um ano contratei uma pessoa para tentar ajudar-me a construir uma equipa no verdadeiro sentido da palavra. Em primeiro lugar eu, como lider da equipa tinha reuniões com essa pessoa, para ver onde estavam os meus pontos fortes e os meus pontos fracos. O que tinha de ser trabalhado e o que tinha de ser melhorado. 

Quando expliquei a equipa todos estranharam, todos ficaram desconfortáveis com a ideia. Acho que alguns pensaram mesmo que era uma ideia de merda... La estava eu a inventar! Eles queriam vendas e eu queria construir uma equipa... Parecia que ia em contra-mão.... 

Depois passamos a ter reuniões com a equipa, fazer pequenos exercicios de team building, tipo cenas esquisitas, como contar historias da nossa vida, fazer trabalhos esquisitos em conjunto... Sinceramente na primeira reunião pensei que eramos os AA (alcoólicos anónimos). Foi estranho ao inicio... mas depois foi andado devagarinho conquistando cada metro da distancia que havia entre cada elemento da equipa!

Chegamos a um momento que sinceramente quase desisti, porque a conquista de cada metro era tão dificil... Tomei a decisão de deixar de haver reuniões com a equipa... Passou a ser so eu e a pessoa que tinha contrato! Porque tinha de ser eu a mudar, teria de ser eu a construir a equipa.

Numa das reuniões da equipa ficou um frase "small Steps, Big Team"... No fundo era aquilo que precisavamos dar pequenos passos para construir um grande equipa.

Fui fazendo as reuniões individuais, e ia tentando melhorar a equipa com esses pequenos passos, pequenas coisas, que de tão pequenas que eram não se via de imediato resultado!
Mas não podia desistir, não podia desistir por aquelas pessoas que no fundo confiaram em mim as suas vidas profissionais... e o caminho foi-se fazendo!

Um ano depois, e exatamente um ano depois, e depois de muitos pequenos passos tive finalmente aquilo para que trabalhei! Ter uma equipa!
E tive essa visualização no jantar de natal do meu grupo de lojas! Naquele jantar foi quando consegui ver que a minha equipa estava unida, pareciamos um rebanho, onde um estava, estavam todos, um dizia para tirar fotos os outros ja estavam a fazer poses.

Nota-se que queriamos estar uns com os outros e partilhar aquele momento!... 

Uns dias antes do jantar um dos elementos da minha equipa fez-me a seguinte pergunta: "Hugo como é o jantar de natal? Ficamos todos Juntos?".... E olhei para ele e disse " acho que nem preciso de te responder a isso... diz-me tu o que queres?"

E foi isso mesmo que aconteceu, nem foi preciso combinar nada... estavamos juntos! Em pequenas coisas como por exemplo... "vamos ali para a porta todos para sermos os primeiros a entrar e escolher logo a nossa mesa".... Como se não houvesse mesas suficientes!?.... Mas porque? Porque era importante para eles estarmos juntos!

Pequenos passos foram dados, mas de pequenos passos que demos formamos uma equipa! Hoje olho para trás e ver pequenas coisas como criar um chat da equipa no whatsapp, ou ter reuniões todas as semanas, ou de cada coisa que se faz celebramos, cada proposta, cada escritura, mesmo quando alguem tem um pequeno problema ha logo dois ou tres a dizer que resolvem, ter um lema, ter uma frase que nos caracteriza, ter um logo, ter uma imagem que todos gostam... Foram pequenos passos, mas formamos um grande equipa!
Hoje sinto-me grato, feliz e com o sentido de dever cumprido, porque podemos ainda não ter os resultados que desejamos ter, mas o maior e mais dificil passo foi dado ser equipa! Agora acredito que os resultados seram apenas consequencia!

Hoje muitos passos ainda temos de dar, temos muito para crescer, muito para aprender. Mas agora podemos aprender e crescer em conjunto!
Em conclusão.... "small Steps, Big Team"!!!! OBJETIVO REALIZADO

OBRIGADO EQUIPA

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

".... O que fazemos na vida, ecoa na eternidade..."

Noc Noc Abre a porta...

Hoje vou abrir a porta ao meu video de motivação... Aquele que vejo sempre que preciso de inspiração! Há Muitos é verdade mas para mim este é o tal...

Tem alguns anos mas passa mensagens fortissimas e uma que eu adoro... "imaginem onde estarão, e assim será"

Vejam o video... acho que vale a pena! Eu ja vi um milhão de vezes e não me canso!

Porque eu tambem tenho momentos maus, e todos temos!

Aqui fica a dica

domingo, 13 de dezembro de 2015

Estou na "era" do Contrato assinado!

Noc Noc Abre a porta...

Quando era miudo o meu avo dizia que no tempo dele não havia contratos, não havia nada escrito, até porque muitos deles não sabiam ler e escrever.
Então nessa "era" a palavra valia ouro, quem dava a palavra era como dar a vida! Valia mais que qualquer assinatura.

Felizmente ou infelizmente, ainda estamos para ver porque a minha "era" / "geração" está agora em plena ação, , estamos numa "era" de contrato assinados, só vale o contrato assinado e mesmo assim hoje em dia ja se conta os dias porque todos os contratos têm prazos legais para serem cancelados!

Se é bom se é mau veremos no futuro, mas que a seriedade das pessoas não se podem ver pela sua assinatura, mas sim pelas suas ações!

Por isso conto vos uma pequena historia que aconteceu comigo... Há alguns anos era eu ainda muito mais inexperiente do que sou hoje... Tive a oportunidade de angariar um empreendimento! Seria fantastico para mim assinar com aquele empreendimento.

Tive três reuniões com os "donos" do empreendimento, e na ultima reunião, depois de eu apresentar tudo, os meus serviços, o que ia fazer, como ia fazer, quais os objetivos que teriamos, os "donos" deram um "sim vamos assinar contrato consigo, prepare as coisas!".

Eu como sempre fui logo a correr preparar o marketing, preparar os meus colegas, fazer orçamentos, mover algumas pessoas a meu favor, falar com bancos por causa dos financiamentos. Enfim tudo preparado. Eu ja tinha a "palavra" que era comigo que iam assinar contrato.

Como ia ter imenso trabalho, e como ja há alguns meses que não descansava pensei, isto o melhor é tirar uns dias para depois vir cheio de força para vender isto tudo! Mas antes teria de ter o contrato assinado, aqueles dias de descanso seria so para as empresas da publicidade fazerem o seu trabalho, e assim quando eu voltasse era começar com tudo o que estava prometido.

Combinei o dia que ia assinar o contrato, hora marcada, e local... Compareci... Quando me sentei na secretaria estranhei de imediato um cartão de outra agencia mesmo a minha frente... Perguntei o que era aquilo? e sem mais conversas o Sr. "dono" do empreendimento disse, "olhe nós vamos assinar contrato com eles!"....

Olhei para o Sr. e disse " Mas eu trago os contratos prontos para assinar, tenho o marketing todo preparado, amanha ja tenho as pessoas aqui a trabalhar para lhe promover o empreendimento"...

Resposta:" temos pena, não podemos confiar em tudo o que nos dizem!".... Atenção que esta resposta foi dada pelo "dono"... ele que estava a falhar com a palavra dele!

Aprendi da pior maneira o valor da "palavra"!!!!

Ele não assinou comigo, mas também não assinou com a outra agência... Nunca mais consegui sequer dizer bom dia aquele sr.!!

Hoje passados 7 ou 8 anos a verdade é que o mercado deve lhe ter ensinado alguma coisa... é que ainda hoje tem la alguns imóveis para vender! Já bastante velho, la está ele dia e noite numa garagem improvisada de escritório.... E por muito dinheiro que ele me desse depois daquilo que me fez aprender nunca mais lhe venderei qualquer casa! Outros podem falhar com a sua palavra e eu talvez pense em perdoar... Mas aquele que foi o meu professor do valor da "palavra" nunca mais iria ou irá ter os meus serviços!


sábado, 12 de dezembro de 2015

Jantar Gourmet

Noc Noc Abre a porta... e hoje vamos ter historia

Mas antes da historia quero afirmar que cada vez mais me da gozo escrever as minhas coisas neste blog, e saber que ha algumas pessoas a ler.... e quando não escrevo há sempre alguem que comenta comigo "ontem não escreveste nada!".... para mim isso é um elogio e da-me mais incentivo a escrever mais algumas coisas! Obrigado por isso 

A historia de hoje não é bem bem relacionada com a minha atividade, não se refere a clientes, colegas ou metodos de trabalho... Vou falar no unico jantar de gala gourmet que a minha marca fez para substituir a convenção nacional... Garanto-vos que foi lindo!!

Basicamente naquele ano não houve convenção nacional e marca decidiu fazer um jantar no então Pavilhão Atlantico. Um jantar de gala em que nós tinhamos de ir de fato aba de grilo, laço e colete... assim daquelas coisas que só mesmo se usa em cerimonias de tomada de posse do "rei"... Enfim ideias.

Claro que o menino aqui cumpriu, la comprou o casado com aba de grilo, comprou um laço, um colete... enfim toda a indumentaria para o evento. Eu e os meus colegas todas das nossas agencias.

Facto quando chegamos, parecia a entrega dos oscares, passadeira vermelha, cocktail de entrada... assim com aqueles acepipes do tamanho de azeitonas... e azeitonas ahahah.

Foi então que entramos para o jantar... Jantar gourmet! Estão a ver aqueles pratos enormes e que leva uma caganita de rato no centro com uns efeitos espetaculares... e chamam aquilo comida! Verdade comida é mas dá so para provar o saber, não acredito que tirasse a fome a ninguem ( já comi em restaurantes gourmet e não passei fome), mas aquele não dava mesmo para alimentar.

No final do jantar estava tudo esfomeado, mas mesmo esfomeado, nós estavamos todos divididos em tres mesas e a comentar que tinhamos fome... Do que se lembra o menino aqui??? De dizer que o MAC era ja ali ao lado no centro vasco da gama! O que fui eu dizer.... Os olhinhos de todos os meus colegas brilharam com tão excelente ideia, e o estomago estava vazio... E agora vamos ao MAC? ainda faltava a entrega dos premios... Não podemos ir todos ao MAC... Mas tinhamos tanta fome!
Alguem se lembra então que alguem iria ao MAC comprar para todos.... Pois claro... Boa ideia... So saia um e depois todos comiam! Problema agora quem ia comprar??? Imaginam os grilos todos a olhar uns para os outros a ver quem dava luz!

Imaginem a quem calhou... Ao menino aqui... E la foi ele em direção ao MAC do Vasco da Gama... Vestido daquela forma, MAC cerca das 22:30.... estava a pinha! Entrei no MAC quase como se fosse um Alien vestido daquela maneira, mas o melhor ainda estava para vir!


Depois de estar na fila para ai 10 minutos e que longos minutos, vestido de grilo e com laço no meio do MAC do Vasco da Gama em plena hora de ponta... Cheguei a caixa, a sra. olhou para mim e devia pensar que eu estava louco... pergunta "o que deseja?"... Eu digo " 52 hambúrgueres e 20 cheeseburguers".... A sra. olhou para mim e disse "Desculpe??!!?!"... e eu repeti "52 hamburgueres e 20 cheeseburguers"... Mas acho que a sra. não tava convencida e voltou a perguntar "tem a certeza?"... Todas as pessoas a minha volta ficaram a olhar.... se tivesse um buraco....

La vieram dois sacos enormes com todas as sandes que pedi, mas voces estão a imaginar os sacos??? Eu sai do MAC, atravessei todo o vasco da gama, passei toda a rua até a entrada do salão onde estávamos com os dois enormes sacos do MAC na mão.... Enfim... Quando la cheguei estavam todos ja a minha espera completamente esfomeados... Toda aquela comida desapareceu em meia dúzia de minutos! 
Tinhamos mesmo de estar com muita fome para fazer aquilo... 
Acho que esta historia diz muito das nossas raizes... Saloios pois claro... Mas a barriga falava mais alto!!!! 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Work hard in silence, let your success be your noise

Noc Noc Abre a porta,

Hoje vou abrir a porta aos meus 12 anos de carreira. Ja foi la nos longínquo ano de 2003 que entrei na atividade imobiliaria.

Entrei numa loja para ser coordenador? ahahaha... Não aceitavam homens para coordenadores... Mas precisavam de vendedores.

Eu tinha 20 anos, tinha acabado de sair da tropa, de uma operação que me levou a uma recuperação de 3 meses, estava sem dinheiro, e sem trabalho.

Vi uma oportunidade, e sem saber como comecei a falar com pessoas sobre o que fazia e que como por artes magicas comecei a vender casas.

Depois o mais giro é que ao fim de duas ou tres semanas tive necessidade de ter uma agenda a minha cabeça já não dava para tudo.

Meio ano depois ja era o melhor vendedor daquela pequena loja. Um ano depois tinha ganho o primeiro premio de vendas... Depois disso nunca mais baixei... Sempre a ganhar premios a avançar na carreira.

Tive muitos obstaculos é verdade, desde a idade, a uma crise imobiliaria, a uma juventude roubado por uma profissão que me levava tudo. Tive problemas com dinheiro, finanças, segurança social... Sim porque de vendas todos ensinam mas a gerir dinheiro, carreira, fiscalidade ninguem ensina nada...

Não tive o privilegio de ter formação ou de ter grandes referencias perto de mim para me ensinarem o que fazer... Errava, percebia onde estava o erro e fazia de novo sem o erro.... Voltava a errar volta a corrigir.

Menti quando disse que não tive o privilegio... acho que fui um privilegiado, porque me deram a oportunidade de errar! Hoje vejo os novos a entrarem na atividade e começam logo com uma semana de
formação, depois tres meses de estagio sem quase ter tempo de pisar a rua... E depois quando aparece a primeira dificuldade não a sabem resolver... porque tiveram todo o apoio mas esqueceram-se que o erro faz parte da aprendizagem.

Tive a sorte de me cruzar com pessoas fantásticas ao longo destes anos... e mesmo aqueles que me fizeram mal... Que disseram mal... eu passo a frente a aprendo com eles! Ainda hoje aprendo todos os dias com todos aqueles que se cruzam comigo.

Ha um frase muito vista pelas paragens do Facebook que é " levantas cedo para trabalhar e chegas tarde do trabalho, cuidado um dia dizem que vais ter sorte!"... é mais o menos isto um dia temos a sorte!

Sinto que tive sorte porque levar a serio a minha atividade, por ser serio... porque se não fosse serio o mercado tinha dado cabo de mim em menos de nada! Como fez com muitos!

Hoje cada vez mais crescido, mas ainda um bebé, alguns dizem hoje "quem me dera ter 32 anos e ter a tua experiencia!"... Lá ta a porcaria da sorte.... Pois fica o recado que ainda tenho muito para aprender! Não tenho a mania que sei tudo aliás cada vez acho que sei menos, acho que tenho tanto para aprender! Mas tambem tenho a certeza que vou aprender da forma mais dificil... Sim porque detesto caminhos faceis... Quando a esmola é demais o pobre desconfia!

Não sei o que me vai acontecer amanha... So sei que hoje sinto-me agradecido, por estar onde estou, por estar com quem estou, por saber exatamente qual é o meu caminho que vou seguir no meu futuro!


Não tenham medo de arriscar, de errar, de seguir em frente... Se nunca o fizeram nunca saberam o que esta do outro lado! Não sejam mais um... Sejam o "tal"!

Fecho a porta hoje com a seguinte frase:

“Work hard in silence, let your success be your noise.” - " trabalha em silencio, deixa o sucesso fazer o barulho".... É tanto isto!!!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O que fazer com uma ideia???

Noc Noc Abre a porta...

Mas hoje a porta não se vai abrir muito... Isto porque me esta a dar uma ideia, e quando me dá uma ideia a minha mente fica presa nessa ideia e na hora em que a vou conseguir concretizar em acção...

Por isso neste mesmo sitio em breve acho que vai haver novidades e talvez se possam abrir muitas portas!!!!


O meu ar de quem esta a pensar alguma coisa.... Garanto!

Fecho a porta por hoje...


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O que fazer com a televisão???

Noc Noc Abre a porta....

Hoje não vou partilhar uma historia, vou partilhar varias historias numa, e não vou falar para os meus colegas consultores ou para os meus clientes ou potenciais clientes vou comentar na generalidade!

Ora pois bem... Quem aqui ja esteve numa reunião importante? Quase todas as pessoas ja tiveram numa reunião importante... nem que seja numa reunião de seleção para um trabalho (é importante não é?) pronto então para o objetivo chega....



Estamos nós numa reunião importante e imaginem o seguinte cenario... no local da reunião está uma televisão ligada a dar um programa qualquer, para o assunto não interessa nada, esta ligada e por mais que não seja esta a fazer barulho.

Cenário montado, reunião duas, tres ou quatro pessoas, reunião importante, e uma televisão ligada e com som... Incomoda não incomoda?? Ou pelo menos vocês imaginam que pode estar a incomodar a dita reunião...

Então vamos la fazer considerações, a venda de uma casa é importante não é? Acho que sim... Quando vamos colocar uma casa a vender, normalmente o local da reunião é a própria habitação certo? que hoje em dia quase toda a população tem televisão certo? Então porque raio teimam a ter uma reunião com um proprietário com uma televisão ligada?



Dois cenários possíveis, ou o proprietário esta a mandar-me passear ou não quer vender a casa!

Eu sou uma verdadeira besta nestas situações... hoje em dia quando chego a casa de um cliente e a televisão está ligada so faço uma coisa...

"olhe desculpe mas o botão do off é aqui certo? então da-me licença?" , Malta e sem ele dar licença a televisão esta desligada! Temos pena eu naquele momento sou a pessoa mais importante para aquele proprietario! UPS.... desligou-se! Não gostou? Azar eu também ia detestar estar meia hora a falar para alguém que esta a ver o "Chelsea Vs HULL City"

Fecho a porta por hoje....

sábado, 5 de dezembro de 2015

De toalha....

Noc Noc Abre a porta...

Bem hoje vou voltar as historias... aquelas historias mais antigas que contam muito do meu percurso e que ensinam alguma coisa, pelo menos a mim...

Acho que a historia de hoje não ensina ninguém mas é mais um pedaço de historia do ramo imobiliário...

Hoje é a historia da toalha... e começa como todas as outras um cliente, neste caso de sexo feminino... Ligou uma Sra, a dizer que gostaria de vender a casa. Se eu podia ir ter uma reunião com ela?

Eu respondi claro que sim, mas que tinha de ver a agenda... de imediato a Sra. pergunta "não pode ser hoje?"... (o momento temporal desta historia foi logo a seguir ao almoço)... respondi " estou a ver a minha agenda e hoje não posso mas amanhã tenho disponibilidade." Assim que digo isto a sra. diz-me algo do genero "Mas tem de ser Hoje!!!!"



Aquele tipo de "tem de ser hoje" suou-me a estranho confesso... Eu referi que eventualmente poderia ser, mas para isso teria de algum dos clientes que tinha marcado, desmarcar. A sra. referiu ok então fico a sua espera!

Passado uma hora mais ou menos, voltou a ligar e a questionar se eu podia la ir, se alguém já tinha desmarca ao que respondi... "não"!

Passado mais algum tempo, agora passado alguns anos também não sei precisar, voltou a ligar.... voltou a perguntar se podia la ir.... eu respondi que ainda não sabia... e a sra. sai-me com uma do género... "Sabe acabei agora mesmo de sair do banho, so tenho a toalha enrolada no corpo"... Ja se sabe o tico e o teco de um homem as vezes faz curto circuito! Respondi "oiça mas esta frio, ainda se constipa"... Eu juro que foi isto que disse... Anjinho... ao que ela me diz " Sr. Devia vir agora ter comigo que eu estou a cheia de calor". Bem se a primeira o tico e o teco fizeram curto circuito e não perceberam nada... depois deste "calor" todo percebi que a sra. estava cheia de calor mas não era por fora era por dentro...



Ok já sei que as vossas cabecinhas vão pensar que eu fui la a correr... Enganados e muito! nesse momento respondi que o "melhor é refrescar-se"... ela voltou a questionar se eu não podia ir?... "não tenho clientes"!... "terá de esperar" respondi eu!



Algum tempo depois volta a ligar... e começa a conversa logo assim " olhe la eu estou aqui em casa sozinha o meu marido so chega depois das 8, veja la se se despacha porque preciso que me refresque!!!"... Vocês estão a ver aquelas situações que ficamos sem reacção... Sinceramente... Vou não vou, será não será?? Isto é para os apanhados? Isto será um amigo a gozar??



Um mulher assim com tanto calor num dia de inverno é de estranhar muito!! Cordialmente disse que não podia ir e que se queria mesmo vender a casa o melhor era a reunião ser com os dois em casa, e que eu ficava a aguardar da parte da sra. um dia com os dois em casa para falarmos da venda!!!

Claro que nunca mais falei com a sra... nem ela me ligou nem eu lhe liguei! Mas quando a esmola é demais o pobre desconfia! E para ser sincero o que é dado não é conquistado! E não me parecia que aquela angariação fosse correr bem! Acho que a motivação de venda do imóvel não era a mais ajustada!

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...