quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

365 dias passaram....

Noc Noc abre a porta...

Pois é eu não vou fugir a regra de falar do final do ano. E como li ás uns minutos atrás passaram 365!
No inicio parece um longo percurso e no fim parece que foi pequeno, mas a verdade é que muita coisa aconteceu. Como considero este blog como uma ferramenta profissional vou contar um pouco dos meus 365 dias.

No inicio deste ano, tinha tudo planeado, iria ser um ano de revolução, estava a ser criada a minha marca. Ja desde o final de 2014 de preparava tudo para 2015 ser um começo de algo! E assim foi, comecei o ano com imensos projetos.

Em primeiro lugar era a criação de um site totalmente novo, feito a minha medida, com tudo aquilo que queria, de forma original, mas a tentar ser funcional. O site era a base para a criação de uma imagem. Muitas horas de discussão com os produtores do site, ora um pouco mais a direita, ora um pouco mais a esquerda, e depois era que o sistema não suportava algumas coisas que eu queria, ora eu não suportava o sistema.

O site é totalmente personalizado por isso as fotos teriam de ser as minhas e da minha equipa... Mais uma guerra. Com o fotografo foi outra aventura. Eu consegui explicar o que queria e a mensagem que queria passar, mas foram mais umas quantas horas passadas num estúdio de fotografia a imaginar, como seria o produto final.

Foram feitas simulações, foram imaginados locais para tirar fotos, e que mensagem transmitir. A verdade é que depois de muitas horas foram feitos uns esboços em papel... que depois de dois dias inteiros de fotografias o produto final foi exatamente o que estava nesse esboço. Tenho de agradecer a muitas pessoas, porque foi um grande esforço e colaboração, quer pelos locais onde foram feitas as produções quer pela disponibilidade dos "modelos". Já para não falar da minha falta de paciencia... Pois porque o meu pavio para a paciencia é do tamanho de uma lente de contacto quando cai no chão... As vezes que se repetiu fotos foram assim tipo absurdas! Mas o desejo era tão grande de ter algo inovador e personalizado que tinha de valer o esforço. E la concluimos as fotos para o site!

Depois o logotipo... não acertavamos, a ideia não passava e o que vinha do designer não era aquilo que queria... Depois de muita luta, muitos emails, e muita discussão la saiu o logotipo, confesso que ainda não é bem aquilo mas foi o escolhido, tinha de ser!

Depois foi as assinaturas de email, foram os modelos online... enfim tudo tinha de seguir a mesma linha, tinha de ter tudo a mesma imagem! Era um objetivo! e foi concluido, penso eu com muito sucesso! www.hsilva.pt

Ja tinha passado mais de 90 dias e tinha mais 275 pela frente! Concluindo aquele projeto havia que o colocar no mapa, tinha de ser um site consultado, mas tinha de dar resultado, todos tinham de reconhecer aquela marca! Estava tudo programado, não foi bem a regua e esquadro porque somos latinos.... e gostamos sempre de dar umas curvas aquilo que é simples.

Os 275 dias que faltavam teriam de ser dedicados à equipa, ja se tinha contrato uma coach para nos fazer acompanhamento,  era preciso fazer deste grupo de pessoas uma equipa! Tarefa muito dificil.

Cada elemento da minha equipa estava isolado numa zona, eram ilhas... Como é que eu podia juntar um arquipélago num continente? Fogo... Foram formações, foram horas dentro de uma sala a fazer desenhos esquisitos, foi parecer alcoolicos anonimos a desabafar uns com os outros dos nossos problemas! Mas não... as ilhas teimavam a não se juntar! Foram longas horas de noite a pensar como inverter esta situação... Mas que raio... Tudo o que eu tentava so parecia que afastava as pessoas e não as juntava!

Foram mesmo muitas noites, foram muitas horas a pensar como? Como iria eu conseguir este objetivo?... Porque para que ter uma marca se depois a maquina que tinha de projetar essa marca não funcionava... era a mesma coisa que colocar o "cavalinho" da ferrari num smart... O simbolo tava la mas não anda!

Confesso que pensei em desistir! Pensei mesmo que não havia nada a fazer! Eles tinham tudo e eu ja tinha tentado tudo... Pensava eu claro!
Quando chegou o calor, deve ter sido pela luz, pensei que tinha de fazer diferente, o modelo do meu negocio não estava a resultar e por isso tinha de mudar! Já que a equipa não mudava de atitude eu tinha de mudar alguma coisa, ou então desistia... Mas eu não gosto de desistir de nada! Para mudar o modelo foi preciso planear muito bem, porque iria alterar todo um funcionamento ja enraizado há tres anos... Iria ser dificil mudar habitos, e mudar quem manda! Mas pronto tinha de ser... e la consegui convencer os elementos da equipa, mas sobretudo convencer quem manda!

E como por artes magicas.... começaram a comunicar... até que eu tenho um feliz ideia de criar um grupo de conversa de Whatsapp... Modelo alterado, chat no whatsapp... e ora eu tenho uma equipa!

Ups? o que foi isto que me aconteceu? depois de todo o dinheiro investido, de horas de sono perdidas, de dias a planear, de conversas sem fundamento o que era necessario era alterar o modelo e fazer um chat para a malta conversar????? Agora até chateia porque ja partilham fotos até quando vão comprar sushi e tiram foto com o cozinheiro.... Enfim... Deixa os estar felizes e em equipa!

A verdade é que foram precisos quase 200 dias para este objetivo cumprir! Mas como por artes magicas lá foi feito!

Já não sobrava muitos mais dias neste ano longo, era tempo de preparar o proximo (2016)... E são precisos muitos dias para preparar o proximo ano! Finalmente o registo da Marca, logo e nome!
Finalmente preparar um ano que se espera de consolidação e crescimento. Reuniões e mais reuniões, horas e mais horas agarrado a folhas de excell, falar com pessoas e pensar no caminho a seguir!

É tambem verdade que nos ultimos dias deste ano decidi fazer um blog, algo que nunca tinha pensado, mas a verdade é que há um objetivo a ser cumprido, para isso são precisos dar passos, e o blog é um pequeno passo para um grande objetivo... mas esse não é para 2015, nem para 2016... 2017 será o ano de ver o grande objetivo deste Blog.

Agora que chegamos ao ultimo dia do ano, posso afirmar que os grandes objetivos foram atingidos. Foram dificeis, mas tinha de ser!

Sei hoje que tenho uma equipa que me acompanha, sei que consegui criar uma imagem, sei que estou no caminho certo! A facturação aumentou... Provavelmente fiquei nos 10 melhores deste pequeno Pais que é o melhor da europa no que ao imobiliario diz respeito! Por isso foi mais um objetivo que sempre tive, e que agora temos! Porque já não é so "eu" somos nós! Por isso ficamos nos 10 melhores deste pais e de certeza nos melhores da europa... Para o ano voltamos a conversar....

Obrigado por estes 365 dias....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...