terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Criar ou copiar??

Noc Noc abre a porta...
Abro as portas no novo ano do meu blog para falar de uma coisa pelo qual me têm questionado muito nos últimos dias. O que me é questionado é se é justo ou não copiar as ideias de outros para uso próprio?

Em primeira analise na minha formação de vendas sempre me foi dito que a roda estava inventada, e que o que havia a fazer agora era copiar os grandes mestres do imobiliario. Pois é nessa altura o email era um acessório de visionários, os telemóveis só serviam para fazer chamadas e enviar uma vez por outra sms, eu tinha um dossier em papel com micas la dentro com todos os imoveis que havia para vender, e assim mostrava aos clientes. Para fazer folhetos tinhamos de ir a uma grafica e fazer 1000 folhetos era uma loucura e custava mais de 400€.... Pois é se não houvesse visionários e criadores de novas ideias ainda era assim que trabalhávamos.

Facto é que se não houvesse criadores tudo era igual, e a verdade é que esta tudo diferente... Hoje questiona-se se faz sentido fazer folhetos? Hoje os telemóveis fazem tudo, até acho que as chamadas já são secundarias, hoje o email passou a ser um elemento vinculativo, aliás a expressão que ouvimos mais hoje é "epa envia-me uma email para eu não me esquecer!".... em pouco mais de 10 anos! Teve de haver muita gente a reinventar a roda. Esta é a verdade muitos tiveram de olhar para a famosa roda e ve-la a rodar de outra forma.

Hoje questionam-me se gosto quando copiam ideias, sinceramente no meu interior mais escondido não me sinto muito satisfeito, porque quem cria, quem tem ideias, quem avança com algo inovador, é aquele que corre riscos. Corre o risco de falhar, de investir e perder dinheiro, corre o risco de ser "gozado" pelos seus pares, arrisca muitas vezes a carreira. Alem disso criar dá imenso trabalho, não há por quem se comparar, é sempre um testar errar e voltar a tentar. Por isso quando da certo e atinge o sucesso vir alguém e copiar fica um sentimento de uma pequena revolta, porque depois de se saber que dá resultado é fácil!

Por vezes quando se copia e até se consegue melhores resultados, acho que fica uma sensação boa, do género seguiu a minha ideia e fez melhor, fica a sensação que o criador estava certo só não conseguiu implementar da melhor forma. Alem disso se o criador tem sucesso e quem copia tem sucesso ninguém fica com inveja de ninguém, têm os dois sucesso e ganham com isso, aliás podem os dois ainda ganhar mais, porque vão melhorando um com o outro!

Penso que o grande problema de quem copia, é a copia rasca, ou seja a copia só por copiar, do género tenho porque ele tem, ou ele fez eu também consigo fazer. Pois é, mas para quem copia assim há um grande problema, e o grande problema é... Quando alguém inventa alguma coisa tem um objectivo, um propósito, sabe que tem um caminho e onde quer chegar. Normalmente planeia, sabe que vai ter dor, mas visualiza algo mais a frente. Sabe que aquela ideia pode mudar, acredita nela. Quem copia por copiar, faz so mesmo isso copiar, não sabe o que fazer com aquilo.

É do género dão um Ferrari a uma pessoa sem carta, não sabe o que fazer com aquilo, e depois provavelmente não tenho dinheiro para se aguentar com ele. Assim são as pessoas que copiam por copiar, ficam com uma ferramenta que não sabem como usar, e de que vale isso? Se for no negocio, vale uma despesa que não vai passar disso, de uma despesa!

Quando sou questionado sobre o facto de copiarem ideias, tenho apenas duas respostas, primeiro se estão a copiar é porque a ideia está a resultar, ou seja esta a fazer as coisas muito bem feitas para alguém querer copiar, depois que para quem copia, que o faça bem feito, que tenha um propósito, um objectivo e que saiba o que fazer com a ideia, para não ser apenas uma copia barata sem sentido.

No que a mim me diz respeito, nunca gostei muito de copiar, nem na escola era capaz de copiar, ficava a suar das mãos, nunca fui muito bom nisso. Sou capaz de ver varias ideias e tentar juntar algumas e dai criar algo novo. Sim eu gosto de inovar, gosto de sair da caixa, gosto de ver as coisas de outro prisma, as vezes complicar de outras vezes simplificar. Sou daqueles que adora ver nascer algo, que adora pensar e agir, aliás muitas vezes ainda vou a meio do pensamento e já estou a fazer!
Cada vez mais quero criar, cada vez mais tenho vontade de inovar, acredito que estamos todos numa nova revolução, todos nós vamos estar nos livros de historia dos nossos netos como a geração da terceira revolução industrial, por isso cabe a cada um de nós saber de que lado da barricada vamos estar, se do lado de quem cria se de quem segue apenas a manada.

Quero apenas fazer mais, criar e ser diferente com qualidade,o resto não me interessa, e se copiam é porque estou a fazer as coisas bem feitas.

PS: vou continuar a fazer coisas diferentes, vou continuar a ter ideias e a colocar em pratica!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...