quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Pura Indignação, à desregulamentação!

Noc Noc Abre a Porta,
Hoje vou abrir a porta à minha mais pura indignação. Esta é uma realidade vivida no mercado imobiliario de há uns anos para cá. Uma progressiva desregulamentação do mercado imobiliário. Esta situação acontece por uma normativa europeia para criar postos de trabalho, porque para os lideres da união europeia o facto de haver regulamentação no mercado impede a que haja mais emprego. Eu sinceramente não sei até que ponto isto é real.

Mas aquilo que sei é que uma total desregulamentação do mercado provoca de imediato o acesso ao mercado de qualquer pessoa, com ou sem competências. Basicamente hoje em dia para vir para o mercado imobiliario só é necessario não ter dividas as finanças e segurança social... Isto aplica-se inclusivamente para empresas de construção civil!?!?!?! Ou seja eu que nunca fiz uma única obra na vida, pior eu que nem uma lâmpada sei mudar posso ter uma empresa de construção... Isto causa alguma indignação, digo eu com os nervos.

É verdade que temos de criar postos de trabalho, mas abrir o mercado a qualquer pessoa parece-me um pouco arriscado, ou direi mesmo muito arriscado! No que à mediação diz respeito aquilo que presencio hoje, é que quem vai para o mercado vem como ultima alternativa, ou seja já não tem lugar em mais lugar nenhum e lá vem a malta vender umas casitas para ganhar umas coroas! Pois é, esta é a realidade, goste-se das minhas palavras ou não!

Não posso nem aceito esta situação, pela simples razão que isto é uma profissão e não um abrigo para quem não consegue ou não pode fazer mais nada! Deixou de ser a profissão dos reformados para a profissão dos encalhados! Não gosto, porque esta atividade requer tanta responsabilidade que não pode ser qualquer pessoa a fazer. Para mim é a mesma coisa que agora para ser medico eu só preciso de saber ler e escrever...

Hoje que o mercado imobiliario recebe boas noticias, noticias de retoma e de crescimento elevado... Mas foi as custas de quem? Daqueles que na mais dura crise económica deste pais se reinventaram, que criaram novas oportunidades, que se formaram, que foram a procura de mais conhecimento. Foram os resistentes de uma crise violenta, aqueles que se profissionalizaram que suportaram um mercado quase moribundo, e agora aceitamos que só por já se poder ganhar dinheiro, todos possam ter acesso?

Não posso aceitar! Nos mercados desenvolvidos e maduros isto não acontece, bem pelo contrario, em alguns países ser consultor imobiliario é tão difícil como ser professor, medico ou engenheiro! Porque? Exactamente porque o mercado imobiliario no seu todo é um dos grandes geradores de crescimento económico de um pais... E se isso é verdade porque razão se deixa uma actividade de milhões entregue a pessoas sem qualificações?

Eu falo por mim, eu estudo e estudei, eu pago formações, eu viajo a outros países para aprender. Procuro soluções, tento formar e ser formado, tudo isto para ser um melhor profissional! Não sou o unico, somos alguns que fizeram e fazem um esforço incrível para serem profissionais, e depois observamos a nossa profissão a ser arrombada por qualquer curioso.

Este seria o momento certo para regulamentar, para legislar, e controlar o mercado! Porque? Porque se estamos numa fase de crescimento podemos controlar o acesso a profissão. É verdade que tinha de ser gradual e com critério, mas é o momento certo! A crise separou a agua do azeite, so ficaram os bons profissionais, então esses mereciam ser reconhecidos pelo seu esforço! Não era fechar a porta a ninguém, era apenas regulamentar. Criar modelos de formação, e criterios de decisão exigentes para o acesso a profissão.

Esta atividade merece mais, se pensarmos nos milhões de euros que gera só em impostos, já deveria só por si ser uma chamada de atenção. Por exemplo a atividade de construção civil, estamos a falar de construir uma casa... onde pessoas vão viver, então e quem a constrói, é uma pessoa sem qualquer conhecimento na área, sem formação?

Sinto-me indignado, porque numa altura em que eu pensaria ser indicada para mudar o paradigma do mercado imobiliario em Portugal, aquilo que fazemos é tornar ainda mais banal!

Ainda na segunda-feira ouvia um professor a dizer que a entidade reguladora do mercado imobiliario antigo"INCI" atual IMPIC, praticamente de regulador nada tinha porque a atividade principal agora seria de fiscalização por denuncia! Olha que bonito, é que nem será uma fiscalização ativa, é uma fiscalização passiva! E pergunto eu fiscalizar o que? Se não ha regras vão fiscalizar o que? Não entendo!

Será aceitável na mediação imobiliária, e mais concretamente os consultores imobiliários não conseguirem ganhar dinheiro para comer? Sim esta é outra realidade, as grandes redes trouxeram o conceito de negocio individual do consultor, ou seja nada de ordenado, são muitos os casos de consultores que não ganham dinheiro algum, que não têm dinheiro para comer, e mesmo assim continuam a insistir porque não têm mais para onde ir... Dura esta realidade, mas não são culpados nem quem os aceita nem eles próprios, são culpados todos aqueles que permitem uma actividade sem qualquer regra de acesso, ou sem regras formativas!

Em breve será uma atividade da moda, as imobiliárias vão abrir como cogumelos, os consultores imobiliarios vão ser ao molhos, as empresas de construção vão começar a aparecer, os bancos a financiar de forma desenfreada... Onde é que eu ja vi este filme? Quereremos de novo ver o mesmo filme?

Eu não quero!!! E se as minhas palavras ajudarem irei escrever muitas mais! Quero um mercado imobiliario regulamentado! Quero uma mercado imobiliario com regras, com formação e com inteligência!


1 comentário:

  1. Trabalhar sem salário é norma neste sector de actividade, lamentávelmente os principais responsáveis são os próprios trabalhadores/consultores que aceitam essa situação e alinham nessa concorrência entra colegas/trabalhadores fazendo com que as empresas se limitem a aproveitar. Quanto ao resto é uma actividade como qualquer outra que deve estar aberta a quem quiser arriscar e investir.

    ResponderEliminar

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...