quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"Small Steps, Big Team"

Noc Noc Abre a porta...

Hoje vou abrir a porta para algo que foi um objectivo meu ha precisamente um ano atras.
Há um ano atrás tive o sonho de ter uma equipa, eu já tinha algumas pessoas que trabalhavam comigo, mas não éramos uma equipa. Eramos algumas pessoas que trabalhávamos no mesmo negocio.

Não havia comunicação, não havia cumplicidade e não havia espírito de vencer em conjunto, pessoas isoladas que tentavam fazer o melhor possível o seu trabalho, mas sem objectivo comum. Havia uma distancia tão grande entre a comunicação da equipa como havia a distancia de localização de cada loja. Ilhas!
Há um ano contratei uma pessoa para tentar ajudar-me a construir uma equipa no verdadeiro sentido da palavra. Em primeiro lugar eu, como lider da equipa tinha reuniões com essa pessoa, para ver onde estavam os meus pontos fortes e os meus pontos fracos. O que tinha de ser trabalhado e o que tinha de ser melhorado. 

Quando expliquei a equipa todos estranharam, todos ficaram desconfortáveis com a ideia. Acho que alguns pensaram mesmo que era uma ideia de merda... La estava eu a inventar! Eles queriam vendas e eu queria construir uma equipa... Parecia que ia em contra-mão.... 

Depois passamos a ter reuniões com a equipa, fazer pequenos exercicios de team building, tipo cenas esquisitas, como contar historias da nossa vida, fazer trabalhos esquisitos em conjunto... Sinceramente na primeira reunião pensei que eramos os AA (alcoólicos anónimos). Foi estranho ao inicio... mas depois foi andado devagarinho conquistando cada metro da distancia que havia entre cada elemento da equipa!

Chegamos a um momento que sinceramente quase desisti, porque a conquista de cada metro era tão dificil... Tomei a decisão de deixar de haver reuniões com a equipa... Passou a ser so eu e a pessoa que tinha contrato! Porque tinha de ser eu a mudar, teria de ser eu a construir a equipa.

Numa das reuniões da equipa ficou um frase "small Steps, Big Team"... No fundo era aquilo que precisavamos dar pequenos passos para construir um grande equipa.

Fui fazendo as reuniões individuais, e ia tentando melhorar a equipa com esses pequenos passos, pequenas coisas, que de tão pequenas que eram não se via de imediato resultado!
Mas não podia desistir, não podia desistir por aquelas pessoas que no fundo confiaram em mim as suas vidas profissionais... e o caminho foi-se fazendo!

Um ano depois, e exatamente um ano depois, e depois de muitos pequenos passos tive finalmente aquilo para que trabalhei! Ter uma equipa!
E tive essa visualização no jantar de natal do meu grupo de lojas! Naquele jantar foi quando consegui ver que a minha equipa estava unida, pareciamos um rebanho, onde um estava, estavam todos, um dizia para tirar fotos os outros ja estavam a fazer poses.

Nota-se que queriamos estar uns com os outros e partilhar aquele momento!... 

Uns dias antes do jantar um dos elementos da minha equipa fez-me a seguinte pergunta: "Hugo como é o jantar de natal? Ficamos todos Juntos?".... E olhei para ele e disse " acho que nem preciso de te responder a isso... diz-me tu o que queres?"

E foi isso mesmo que aconteceu, nem foi preciso combinar nada... estavamos juntos! Em pequenas coisas como por exemplo... "vamos ali para a porta todos para sermos os primeiros a entrar e escolher logo a nossa mesa".... Como se não houvesse mesas suficientes!?.... Mas porque? Porque era importante para eles estarmos juntos!

Pequenos passos foram dados, mas de pequenos passos que demos formamos uma equipa! Hoje olho para trás e ver pequenas coisas como criar um chat da equipa no whatsapp, ou ter reuniões todas as semanas, ou de cada coisa que se faz celebramos, cada proposta, cada escritura, mesmo quando alguem tem um pequeno problema ha logo dois ou tres a dizer que resolvem, ter um lema, ter uma frase que nos caracteriza, ter um logo, ter uma imagem que todos gostam... Foram pequenos passos, mas formamos um grande equipa!
Hoje sinto-me grato, feliz e com o sentido de dever cumprido, porque podemos ainda não ter os resultados que desejamos ter, mas o maior e mais dificil passo foi dado ser equipa! Agora acredito que os resultados seram apenas consequencia!

Hoje muitos passos ainda temos de dar, temos muito para crescer, muito para aprender. Mas agora podemos aprender e crescer em conjunto!
Em conclusão.... "small Steps, Big Team"!!!! OBJETIVO REALIZADO

OBRIGADO EQUIPA

2 comentários:

  1. O bom lider gerencia a equipa pela afetividade, compreensão e sabedoria das palavras; nunca usa palavras de desmotivação e jamais impõe sua presença como força maior; coloca-se sempre como parte da equipa e não na cabeça da mesma.
    Basta acreditar... Mudar de postura... Mudar atitudes... Et voilà!! Juntos Somos todos Mais fortes...

    ResponderEliminar
  2. E eu que era das primeiras a negar essa aproximação... Hoje não me vejo sem todos os outros! Já o disse várias vezes, és um excelente líder.

    ResponderEliminar

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...