segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O meu Primeiro não

Noc Noc Abre a porta....

Por incrivel que pareça na minha profissão, a palavra "não", é talvez a palavra mais importante de todas. E porque? Porque esta profissão é feita de relações entre pessoas, eu até as vezes costumo dizer que é como educar uma criança... Se dizemos sempre sim, sim, sim, a tudo o que o uma criança diz normalmente o resultado não vai ser muito positivo... Fica mimada, reage muito mal à desilusão, reage mal ás derrotas, não consegue superar obstaculos porque nunca os teve.

Pois a mediação imobiliária é quase a mesma coisa, mas em relação a adultos e normalmente no negocio mais importante das suas vidas. Por isso todo o cuidado é pouco! Depois por incrivel que pareça aprendemos rapidamente a dizer que sim... "eu quero este valor para mim"... nós dizemos "está bem"! "eu não quero placa"... nós respondemos "está bem"! "eu quero que voce faça o pino"... "epa isso é que não"... resposta... "voce é incompetente"! Claro que esta observação é levada ao extremo, mas posso garantir que não fica muito longe da realidade.

Os proprietarios das casas pensam que só porque são proprietarios que sabem tudo sobre o seu imovel, e como é deles podem mandar em todas as tarefas que se desenvolvem para se vender a propriedade. Mas compete-nos a nós explicar que a propriedade é dele mas que os profissionais a vender somos nós... Como? Dizendo que não! "quero este valor para mim".... nós " compreendo que sim, mas por esse valor não vamos conseguir vender!".... Fecha a matraca! Deixa o não fazer o resto!

Mas estou aqui mais para contar como foi comigo! Basicamente quando comecei nesta atividade era um puto... quer dizer como uma sra. me disse a semana passada ainda sou um puto... Mas ok os poucos cabelos brancos ja me permitem tem outro charme! Por isso tudo aquilo que me diziam na altura eu aceitava. Era preço, era as condições, era tudo como eles queriam! E normalmente não conseguia vender as casas, pior as pessoas ficavam mesmo muito chateadas comigo! Não consegui perceber porque, eu até fazia tudo aquilo que elas queriam mas as casas não se vendiam, e depois de 6 meses a venda rescindiam o contrato por não estarem satisfeitas. Eu achava aquilo muito estranho.

Até que um dia fui a uma formação, de três dias e o formador passou os tres dias a dizer que não... Não a isto, não aquilo, não ao outro.... Caneco que aquilo era até "não" entras 5 minutos depois da hora marcada na formação, e pagavamos e não era pouco... mas o não era permanente!



Quando sai de la enchi-me de coragem e logo no primeiro cliente tinha de dizer que não, enchi o peito e enquanto subia as escadas repetia para mim, vais dizer que não, vais dizer que não, vais dizer que não.... Assim fiz, comecei a falar com o cliente, conversa para aqui, para ali, então chegamos ao preço, quando ele disse o preço... Eu pensei não é mau preço, mas em principio não vou conseguir vender... Quase em lágrimas e com as pernas a tremer olhei para o proprietario e disse "por esse preço não vou conseguir vender".... Então não é que não levou um murro! Coisa tão estranha!!! Então depois veio a placa e o cliente disse que tambem não queria placa.... E eu "desculpa mas a placa é tão importante, tem mesmo de ser a placa"... Segundo não na mesma reunião loucura!

Terminou a reunião e não trouxe aquela angariação, o cliente disse que ia pensar.... Claro que eu pensei este gajo nunca mais me vai ligar, afinal esta merda do não, não funciona é um perfeito disparate. enfim segui a minha vidinha naquele dia. No dia seguinte o Sr. liga-me... Então não é que não era para me chamar nomes, mas sim para dizer que aceitava as minhas condições! Preço, Placa, Exclusivo, Placa.. e EU!!!!

Conclusão, vendi a casa, e hoje passados mais de 10 anos o Sr. diz que é meu amigo, e ja lhe vendi mais uma casa.... Esta coisa do não é estranha....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...