quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Bom ou mau Cliente?

Noc Noc Abre a Porta...

Nós consultores imobiliarios temos sempre grandes duvidas em decidir o que escolher se um bom cliente e um mau preço da casa, se um mau cliente e um bom preço da casa... Sim para que não haja duvidas existe bons e maus clientes! Essencialmente os maus clientes são exatamente aqueles que não nos deixam trabalhar, que acham que sabem mais de imobiliario que nós, que querem fazer o preço, que querem decidir que publicidade fazemos, como devemos fazer... É verdade que são eles que nos pagam mas teremos de ser nós os profissionais e aconselhar a melhor forma de vender, com a total responsabilidade de comunicar tudo o que é feito para vender um imovel.
Dito isto, e tambem depois de muito ter escrito aqui sobre proteger a classe e os colegas sinto-me cada vez mais na obrigação de para alem de escrever, os meus atos serem coerentes com a minha escrita vs palavra.

Para ser sincero acho que foi o que fiz hoje, após ser contatado por um cliente a semana passada que me disse raios e corisco de um angariador, que tinha assinado contrato com ele, mas que ele não fazia nada, que em dois meses nunca tinha mostrado a casa, e que o preço estava fantastico, e as fotos maravilhosas, a incompetencia era do comercial que tinha angariado a casa, e que queria que fosse eu a angariar a casa dele.
Pois mas aquela conversa cheirou-me logo a esturro, para mim, aquelas palavras seriam o que ele iria dizer de mim caso eu angariasse a casa dele. Sim porque eu não sou o supra sumo da barbatana e nem tenho poderes magicos para vender casas. Por isso comuniquei de imediato ao diretor o que se passava.

Ficou logo bem claro que o comercial se tinha esforçado e muito para vender aquela casa, e que tinha tentado mesmo muito prestar o serviço aquele cliente que estava a ser exigente.

Nós somos sempre obrigados a fazer a vontade de um cliente, e se o cliente não quer um certo comercial esta no direito dele... Assim foi feito. Mas eu tambem tenho o direito de dizer não a uma angariação caso ache que não a vou vender.

Procedi em conformidade, a casa estava totalmente fora de preço, o cliente não queria baixar, foi fácil, não angario!

Duas razões muito claras para esta recusa, primeiro se ele disse tão mal do colega apenas por dois meses de trabalho a probabilidade de ele fazer o mesmo comigo era enorme! Mau cliente não obrigado. Em segundo lugar efetivamente a casa estava bastante acima do preço, só essa razão é suficiente para recusar angariar.

Nota muito clara, se o cliente aceitasse o preço que lhe indiquei claro que procedia a angariação, mas tambem seria certo para mim que a iria vender muito rapidamente, logo evitaria problemas com o proprietario porque em principio atingiria os objetivos rapidamente. Segunda nota, o comercial que perdeu a angariação iria sempre ser recompensado com uma parte da comissão, temos de saber trabalhar em equipa, e aquele comercial merecia mais consideração pelo trabalho que desenvolveu, e eu nunca conseguiria vender aquela casa sem lhe dar parte da comissão!

Agora todos nós temos de pensar em escolher os nossos caminhos, bons clientes e maus preços? ou maus clientes e bons preços?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...