quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Imprevisívelmente previsível

Noc Noc abre a porta...

É isso que as pessoas são, imprevisivelmente previsiveis, passado alguns anos de experiencia começo a achar que tudo começa a ser demasiado previsível, quer as reações dos clientes, quer os colegas, num mundo em que ninguém muda nada, que apenas seguem um comboio que já está em andamento. A copia facil do que os outros estão a fazer, onde a creatividade em muitas empresas é vista como um modo de rebeldia, algumas vezes abafada.


Num mundo onde os clientes quando são culpados de alguma coisa têm sempre duas reacções muito faceis de identificar, ou se escondem e desaparecem sem nunca deixar rasto, ou então têm uma reacção agressiva de ataque, quando querem fazer de vitimas quando são eles os agressores, por detras de uma fantastica desculpa do famoso "livro de reclamações", que passou a ser uma bíblia para clientes que muitas vezes não têm qualquer razão, especialmente no mercado de mediação imobiliária, as vezes só com a razão que são clientes, e já dizia o meu avo "os clientes têm sempre razão"... As vezes tudo é tão previsível!

Há algo que muitas pessoas se esquecem especialmente hoje que o mercado tem serviços integrados, confundem tudo, a mediação imobiliária não é mais do que a troca de informação, peço desculpa aqueles que se dizem vendedores, malta vocês não vendem nada, porque nada é nosso, no maximo são pagos pela informação que passam. Na mediação imobiliaria e em especial quando colocamos uma casa para vender o proprietario esquece-se de uma coisa, é que está a assinar um contrato apenas para nós lhe encontrarmos um comprador. E quando isso acontece já temos a nossa parte feita, e chega a hora de pagar a comissão.

É nessa hora que os proprietários se lembram que afinal têm muitas reclamações, ou porque num dia não lhe atendemos uma chamada, ou porque a solicitadora quando fez um contrato se enganou num numero de contribuinte, ou porque não lhe enviei o tal email que devia ter ido as 12h e so foi as 15h, e so por isso ja tem de pagar menos comissão. Mas esperem lá aquilo para que fomos contratados não foi cumprido?? Não encontramos um comprador para a sua casa e em troca disso paga-nos uma comissão que nem achou ser assim tanto quando assinou o contrato?

E então quando ficam com os contatos dos compradores isso então é que começa as reclamações, tudo porque ja podem tentar fazer um negocio e não pagar uma comissão, comissão essa que é perfeitamente merecida, porque a nossa missão já foi feita, encontrar alguem que lhe compre a casa. Vender a informação que nos foi passada o melhor possível, de forma a criar interesse em pessoas para que lhes dê uma vontade incontrolavel de comprar aquela casa. Mas como isso ja foi feito, e eu agora proprietário por acaso ja tenho o contato do comprador, deixa-me cá ter um conjunto de reclamações para não pagar uma comissão.

Por incrível que pareça hoje em dia o imprevisível é dar a cara ao problema, é pedir desculpa, é ser frontal, é não fugir dos problemas... Isso é ser imprevisivel, isso hoje em dia é visto como um grande gesto de personalidade! Hum??? Não devia ser isso o previsível?

Ainda hoje, passei por uma pessoa, e em primeiro lugar acenei para cumprimentar, como não recebi resposta, fiz questão de dizer "boa noite", e nem resposta tive... O imprevisível desta situação é que na boca dessa mesma pessoa eu sou antipático, e tenho a mania da superioridade... Isto não é ser imprevisivelmente previsível? Eu não tenho o dom de ser a pessoa mais simpática do mundo, não tenho como a minha característica mais visível ser uma pessoa humilde, mas sei que tenho algo importante é ser imprevisivel de dizer obrigado e de pedir desculpa!

Hoje nesta minha edição não quero dar lições de moral, nem posso dar, até porque como ser humano faço muitos erros, tenho um ego do tamanho deste mundo, porque quando estou muito focado numa coisa ou atividade não vejo nada a frente so o objetivo, não gosto de carneirada, nem de ser previsível, só quero dizer que estou cansado da imprevisivelmente previsivel atitude das pessoas!

Que raio, hoje em dia o incompreensivel é compreender que é necessario pedir desculpa, e já há o dia mundial do "obrigado"...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...