quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Como Fui parar a TVI

Noc Noc Abre a Porta....

Uma das coisas que mais me orgulho na minha carreira foi ter tido a oportunidade de dar o meu testemunho ás câmaras da TVI, em comentários sobre mercado imobiliario, ter tido e continuar a ter... Já lá vão algumas as vezes que fui convidado para participar num programa matinal de noticiário, onde dou a minha opinião sobre o estado do mercado imobiliario em Portugal.
Eu sei que as minhas opiniões são so mesmo isso opiniões fundamentadas na experiência diária, em leitura de artigos e por comunicação com colegas de negocio a quem vou questionando como se sentem neste mercado, ou como se sentiam á dois anos atrás.

Mas hoje não falarei nessas participações, porque essas participações estão gravadas e podem ser visualizadas a qualquer momento no youtube, acho que é importante como raio fui eu, um gajo da santa terrinha parar a um programa de televisão e falar para alguns milhares de pessoas... Porque eu?... pois realmente "porque eu" não faço ideia, mas faço ideia porque fui convidado.

Em primeiro lugar estava eu numa feira municipal com uma colaboradora minha a distribuir folhetos, mesmo a porta dessa feira, todos felizes e contentes, pois a distribuir folhetos. Quando no meio de uma multidão de pessoas reparo que essa minha colaboradora cumprimentou alguem, que identifiquei como cara conhecida, mas sinceramente como sou muito mau com o associar nomes a cara, e a lugares, sou do genero "conheço aquela fronha, mas não faço ideia de onde!"... Mas ela apresentou-me a pessoa e disse que ele queria vender a casa dele, de imediato fiquei com o contato, porque no fundo seria mais uma casa para eu vender, depois iria saber quem era aquela "cara".

Quando a pessoa se foi embora ela perguntou-me se eu conhecia, eu disse que conheci a cara mas que não conseguia perceber exatamente de onde conhecia tal pessoa. Foi quando ela me disse que ele trabalhava na TVI e ja tinha feito varios programas de televisão, e que agora esta a trabalhar no programa matinal. Eu ok tudo bem, não me aquece nem me arrefece, interessava é que poderia ser mais uma casa para vender.

No dia a seguir liguei para o Sr., agendei uma primeira reunião no imovel. Quando foi essa reunião, não tive qualquer comportamento fora do comum apenas fiz o meu trabalho, simplesmente as conversas que tinhamos eram interessantes e uma reunião demorou mais de 2 horas, com troca de opiniões e muitas perguntas feitas. A seguir agendei uma segunda reunião para apresentar estudo de mercado. Algo que sempre faço. Assim fiz, agendei, fiz o estudo de mercado e compareci. Mais uma vez duas horas a discutir o estudo de mercado. Mas nessa altura o cliente disse que iria pensar e que depois me dizia alguma coisa.

Passado alguns dias o cliente disse que não iria avançar para a venda, pois o valor era demasiado baixo para as suas expectativas e que nestas condições de mercado não iria vender. Preferia esperar mais algum tempo. Ok tudo bem perfeitamente normal, isto há dois anos atrás era o pão nosso de cada dia. Por isso segui o meu caminho. A unica coisa que fiz durante as duas reuniões foi demonstrar aquilo que sou sempre que estou com um proprietario, mas este proprietario era muito curioso e as conversas alongavam-se.

Nunca qualquer comportamento da minha parte indiciava qualquer tentativa fosse do que fosse, não me estou a justificar de nada, apenas a comentar que fui o que sempre sou.

Tudo normal, passado algumas semanas a mesma pessoa, faz-me um pedido de amizade via facebook, que eu aceitei. No mesmo dia trocamos algumas mensagens, que sinceramente na altura achei estranho, perguntas do genero "alguma vez pensou que poderia ir a TV dar a sua opinião?"... Claro que não achei normal... No dia seguinte voltou a contatar-me, a perguntar se eu estava interessado em ir fazer uma entrevista a TVI no programa matinal? Confesso que nessa altura fui forçado a perguntar o que o fez a convidar-me.

Primeiro disse-me que para o programa dele gostava de convidar pessoas que fossem menos conhecias, e que se descolassem de marcas e politicas, acho que o que ele me quis dizer é que gostava de pessoas do povo. E depois disse-me que o que eu tinha de fazer era falar para as câmaras tal como falei com ele em casa. Bem ao que afirmei que seria difícil, porque não tinha qualquer experiência, mas ele disse, basta que seja aquilo que foi quando esteve em casa comigo.

Também me referiu que a primeira vez era uma espécie de teste para ver se a "câmara gostava" de mim. Depois assim como quem não queria fazer pressão disse-me algo do género, "3 minutos no ar é mau, 5 minutos é o normal, mais de 5 minutos é bom!"... Boa eu nunca tinha estado na televisão, iria estar pela primeira vez, e nada como alguém me dizer que se tiver menos de 3 minutos no ar quer dizer que foi uma real merda!

Enfim claro que aceitei o desafio, claro que nessa primeira vez não dormi durante a noite... A pensar no que iria la dizer...

Agora em conclusão, e foi a conclusão que eu tirei é que o facto de eu ter sido perfeitamente profissional  e ter uma atitude normalíssima me levou a estar num lugar que eu nunca tinha sequer imaginado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...