sábado, 23 de janeiro de 2016

Cansado...

Noc Noc Abre a Porta....

Já nas ultimas edições que fiz aqui no meu espaço de escrita, acho que é perceptível na minha escrita que ha algumas coisas que me andam a incomodar, a minha escrita está a tornar-se cada vez mais agressiva, eu estou cada vez mais agressivo na minha forma de olhar para as situações que me vão acontecendo, profissionalmente claro... Porque todas as pessoas que me rodeiam sabem que a minha carreira é fundamental e que vivo muito mais intensamente as situações profissionais que as situações pessoais.
Estou a ficar extremamente cansado, estou a encher de uma maneira quase incontrolável. No ultimos anos tenho me mantido totalmente silencioso em relação a polemicas profissionais, tenho seguido o meu rumo quer concordem quer não concordem! Sigo apenas o meu caminho quer gostem ou não, respeito as regras pelas que sou regido sempre, ao contrario do que muitos cuscam em cafés e nas esquinas das ruas! 

Mas sinto-me cansado de me manter calado, de engolir tanta merda nesta cabeça, e de continuar a acenar com a cabeça a dar razão a todos quando sei perfeitamente que não têm razão nenhum. Quando me faltam ao respeito todos os dias, das mais variadas maneiras e eu mantenho-me no meu rumo, sim porque não olho para baixo, mas estou a encher de tal maneira que quase que me sinto a explodir.
Nos ultimos anos, especialmente dois anos, tenho apenas feito as minhas funções, respeitado ordens e cumprir regras, tenho respeitado o espaço dos meus colegas, e tenho sempre dado a razão aos outros muitas vezes quando não têm razão nenhuma, quase que tenho sido serviçal... Sempre a tentar servir, sempre a tentar agradar, sempre a tentar que não me levem a mal, só porque quando parece que está instituido que sou mal educado, mau colega e arrogante. Dass tou mesmo cansado desta merda, passam-me todos os dias por cima e fico calado.

Peço todos os dias calma aos meus colaboradores, quando eles têm razão peço que eles percebam que somos superiores a isso, e não reclamamos de nada, para nós parece que está tudo bem, só porque eu digo sempre que temos de ser superiores a tudo o que nos rodeia. Mas tou cansado, quase a explodir, não quero perder a razão, não quero dizer na cara de algumas pessoas tudo aquilo que me está entalado na garganta, mas começa a ser praticamente impossível.

Por isso estou eu a desabafar neste meu espaço para não ter de perder a razão, mas tou cansado de ser serviçal, estou cansado de que me façam de parvo, ou melhor eu vejo que me tentam fazer de parvo mas eu sei perfeitamente o que me estão a fazer.
Quantas vezes ao longo dos últimos dois anos não deixei que outros colegas ficassem com clientes que já estavam a fazer negocio comigo, só para não passar a imagem que  estava a roubar contactos, quando na realidade os contatos já tinham sido feitos por mim. Quantas vezes não abdiquem de uma boa parte da minha comissão só para que o meu colega não ficasse aborrecido! Quantas vezes não ligaram para mim a fazer queixas dos meus colaboradores, quando as maiores queixas eram daqueles que estavam a queixar-se! Quantas vezes não me atenderam o telefone e não retribuiram as chamadas e eu não fiz queixa de ninguem, mas basta eu ou alguem que trabalha para mim estar uma hora sem atender as chamadas e la vem reclamação! Pois claro, não posso ser arrogante, tenho de ser serviçal.

Quantas vezes enviamos emails de pedidos super urgentes, e nem um obrigado nos deram, quantas vezes nem sequer se dignaram a responder. Quantas vezes nos pediram chaves para o dia seguinte, em caso de urgencia porque era aquela casa, e no dia a seguir não houve visita nenhuma, já tínhamos movido montanhas, e do outro lado so dizem "epá o cliente afinal não quer ver"... E que tal um "obrigado"????  Tudo o que acontece comigo ou com a minha equipa é sempre urgente, mas aquilo que acontece a nossa volta é tudo normal... 

Quantas vezes não nos pedem respostas urgentes, e depois são eles próprios a demorar dias para nos dizer alguma coisa, e muitas vezes esse "alguma coisa", era só um "o cliente desistiu", e não era importante nos terem informado disso? Sim porque ao contrario teria saído email até para o Pai Natal a reclamar que há dois dias fiz uma proposta e ainda não tenho resposta!
Passo e passamos diariamente pela apertada avaliação dos bancos, todos os dias somos confrontados com exigências e mais exigências, com objetivos e mais objetivos, confrontado todos os dias com queixas de processos mal conduzidos, mas muitas vezes esses processos foram mal conduzidos pelos nossos colegas, e qual é a nossa postura? Defesa total e integral da imagem dos colegas, funcionários e empresa para quem presto serviços, muitas vezes colocando sempre a minha imagem em causa apenas para que a entidade para quem presto esses serviços não saia beliscada. Assumo sempre para cima de mim as responsabilidades, sim porque se tenho cara para ter direitos também tenho de ter cara para assumir as minhas responsabilidades, e se alguma coisa corre mal com o meu negocio, obviamente que a culpa é minha. Claro que é minha, devia ter sido mais exigente, devia ter confiado menos, devia sempre duvidar das competências dos meus colegas, mas aquilo que faço é exactamente o inverso confio sempre... E quando algum cliente meu me diz mal de um colega, mas isso é sagrado para mim, em primeiro lugar está a imagem e a palavra do meu colega de profissão, e só depois do meu cliente! Sim porque cliente só faz um negocio e muitas vezes não percebe o que o rodeia, um colega não, um colega pode fazer muitos negocios, e claro o colega pode ter tido um momento menos feliz, é normal foda-se todos nós temos momentos menos bem conseguidos. Mas aqui o menino não... Aqui o menino tem de ser a perfeição, e ai de algum cliente que diga uma coisa menos positiva... é logo usado com bandeira de guerra!

Para alguns dos meus caríssimos colegas o que conta é a palavra do cliente, que me desculpem os clientes, mas entre colegas da mesma profissão do que vale a palavra de um cliente? O cliente só esta interessado em fazer o negocio ponto final, e quando abrir ou fechar a porta nós já não contamos para nada! Será que os meus caríssimos colegas conseguem colocar esta merda na cabeça? O que conta são os colegas, o que conta é o colega do lado, o que conta é a partilha de negocio... Do que me vale ter uma vez 100% de um negocio? Quando acabei de lixar literalmente a relação com um colega? Há e no alto da sua extrema importância "eu tenho sempre razão"! Neste paragrafo pergunto aos meus colaboradores de quantas vezes, mas quantas vezes eu preferi fazer uma partilha em vez de um pleno? Quero mesmo que voces comentem! Eu tinha cliente comprador para um imovel, um colega meu tambem tinha, e quantas vezes eu disse que deixa para o colega e tentamos vender outro imovel ao nosso cliente?

 Caímos as vezes no ridículo de me dizerem "tens de conseguir os imóveis primeiro que os outros".... depois quando isso acontece queixam "isso foi rápido demais agora nem preço tens!"... Epa decidam-se, ou querem uma coisa ou querem outra, há uma coisa que eu tenho a certeza não vou conseguir o melhor de dois mundos! 

Tou cansado de não ser reconhecido, e este reconhecimento não é de cima para baixo, estou a falar de reconhecimento lado a lado, de colegas de profissão... Sim porque fora da minha rede sou visto como especialista, por ter conseguido algo que ninguém fez, por ser alguém especial, nos meus colegas do lado, sou incompetente, arrogante, prepotente, não consigo nada e só estou a zelar pelos meus interesses! Estou cansado que não vejam o real trabalho que é feito, até estou cansado da minha frase mais usada nos últimos dois anos " work hard in silence let success be your noise"... Eu traduzo " trabalha duro em silencio e deixa que o sucesso faça barulho"!

As pessoas não conseguem perceber que eu não faço vistos dourados, nem vendo casas nas avenidas novas de Lisboa, eu vendo apartamentos nos subúrbios da cidade de Lisboa em que a transação media é inferior a 100 mil euros, muito inferior... Alem disso ainda retiro da minha comissão uma parte dessa mesma comissão para dar ao meu colega e mesmo assim não conseguem estar satisfeitos? Mesmo assim criticam a toda a hora, e tem de ser tudo na hora porque os meninos são importantes! Realmente a minha mãe sempre me disse "quanto mais te vergas mais o cu te vão ver"... 

Tou tão cansado mas tão cansado, tou cansado de pensarem que já estou rico, e fazerem insinuações que eu deveria pagar certas coisas... Epa desculpem lá, eu ja dou parte da minha comissão, e para não falhar tenho duas assistentes, e 7 colaboradores, em que como é obvio eles tambem têm de receber, faço investimentos absurdos para servir, e bem servir, para terem fotos em condições, para poderem pesquisar a tempo e horas os imoveis e obviamente para promover a minha marca... Mas esses investimentos não são vistos, claro que não são, esta malta só consegue olhar para o seu umbigo, lá conseguem ver um palmo a frente do nariz... E não me esqueço das palavras de um Sr., que não posso refirir o nome, porque prometi que neste espaço nunca iriam ser identificadas as pessoas, mas há uns anos atrás um dos melhores vendedores de imoveis deste pais, ou talvez mesmo o melhor, numa formação disse algo do genero. "as pessoas só conseguem ver o que facturo não conseguem ver o que gasto.. não olhem só para o meu sucesso, porque o meu sucesso é muito caro"... Hoje não posso estar mais de acordo com ele!

Estou cansado que não seja reconhecido o esforço e empenho dos meus colaboradores, estou cansado que não me seja dado esse valor... Mas o que estou mesmo cansado é que me faltem ao respeito todos os dias, e eu ainda lhes responda com um sorriso e com a fantastica frase "tens razão, eu vou resolver"! 

Mas sabem o que vos acabo a dizer, eu tenho de estar a fazer muita coisa bem feita....




2 comentários:

  1. Grande Hugo. És um grande senhor e ninguém pode retirar-te o mérito do trabalho que desempenhas com distinção e que fica sufragado nos prémios e distinções que recebes mês após mês, ano após ano. Segue o teu trajecto, ajusta a paciência e sê menos diplomata. Continuarás a ser grande!!Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quem fala assim não é gago! E como diz o outro... "os cães ladram, mas a caravana passa" Continuação de bom trabalho e sucesso.

    ResponderEliminar

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...