segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A verdade poucas vezes dita!

Noc Noc Abre a porta...

Hoje enquanto olhava para as actualizações no facebook, vi uma publicação de um colega de profissão pela perfeita indignação por ter contribuído para três negócios e que os proprietários tinham dispensado os seus serviços....

Infelizmente é uma realidade cada vez mais presente na nossa profissão, e nós divulgamos os nossos resultados as nossas vitorias, conquistas, dias bem conseguidos, as vezes até assumimos que estamos aborrecidos, outras vezes que estamos muito aborrecidos, mas raramente colocamos a verdade nua e crua perante todos.
Nós como comercias somos sempre vistos de uma forma negativa, de uma forma pejorativa... Somos sempre aquelas sanguessugas em busca de dinheiro fácil! Pois mas felizmente a realidade hoje em dia é bem diferente. Em grande parte dos casos os profissionais do imobiliario, são isso mesmo profissionais que levam muito a serio a sua profissão. Somos pessoas que têm formação constante, que investimos muito dinheiro em publicidade, em divulgar as nossas marcas e em querer ser cada vez melhor. Muitas vezes em busca de uma carreira solida, em defesa dos nossos interesses mas também dos clientes que nos "dão" as suas casas para vender. É para esses clientes que nós trabalhamos!

Mas a realidade é que muitas vezes mas muitas vezes mesmo, os clientes não têm respeito mínimo pela nossa profissão, quando se vêem com a casa quase vendida e têm oportunidade de nos passar a perna não hesitam. Vão em busca do tal comprador que fomos nós, com o nosso trabalho a conseguir, e fazem o negocio, e depois recusam-se a pagar a comissão, ou então têm justificações absurdas para não pagar.
Depois há sempre aqueles que dizem.... "mete esses clientes em tribunal"... Pois é têm toda a razão, e na maioria dos casos as imobiliárias ganham os processos, mas quem paga as dores de cabeça? E o tempo que se perde? E as horas de sono? Enfim tudo sai do nosso corpo, não queremos nada disso, assinamos um contrato com um proprietário, ele aceitou as condições... como me dizia uma cliente hoje "qual é a duvida?"

Sim porque eu agora tambem estou a ser vitima de uma situação parecida. Tenho uma casa para vender, encontrei um comprador, e depois de muitos emails, e de negociar, percebemos que o cliente proprietario já estava em contato com o cliente comprador... E tudo tem feito para não pagar a comissão. Primeiro ja tentou negociar a comissão para metade simplesmente com o pretexto que o contrato de promessa de compra e venda demorou muito tempo! Desculpa???? Eu encontrei o comprador... Já fiz o meu trabalho!!!

Depois veio a desculpa de uma mensagem que foi enviada, depois foi a justificação de uma email não enviado... Enfim tudo está a ser feito para nos tirar daquele negocio! Achamos justos com um contrato de mediação assinado, que quando foi para assinar estava tudo bem, e agora está tudo mal? Assinou o contrato, concordou com a comissão, concordou com a exclusividade, encontramos comprador, e agora já não valemos nada! Pagar metade da comissão porque?

Infelizmente tive de confrontar a compradora com esta situação, ao que ela neste momento ja coloca tudo em causa, mas a meio da conversa disse-me " mas ele tem um contrato mesmo assinado consigo? se tem qual é a duvida?"... Pois a duvida é tentar fugir a sua responsabilidade ao arranjar uma serie de desculpas não fundamentadas para não pagar a sua comissão!

Comissão merecida, porque já fizemos o nosso trabalho! Doi muito depois de fazer um trabalho profissional! Custa muito, pagar a alguém para tirar fotos profissionais, custa muito investir dinheiro em publicidade, custa muito pagar aos vários portais para termos contatos, custa muito colocar uma placa que dificilmente ja vamos aproveitar para outra casa, custa muito as horas do nosso trabalho, entre chamadas telefónicas, visitas, negociação, custa muito depois de um processo complexo de investimento de dinheiro e tempo vermos um cliente passar-nos a perna e não pagar uma comissão.

Mas o erro é nosso, por muito que doa a culpa é nossa, porque nunca mais nos decidimos a nos unir e exigir que sejamos respeitados. Cada um trabalha para si, ou em pequenas comunidades. Basta ver que temos uma entidade reguladora, depois temos uma associação, e depois temos as grandes redes e depois os pequenos mediadores, que em vez de se unirem em prol de algo maior, a única coisa que faz a cada um defende a sua dama! A culpa é nossa ponto final! Se exigíssemos respeito, se exigíssemos a profissionalização, tal como ja escrevi neste espaço tenho a certeza que acontecia menos vezes este tipo de situações que reporto aqui!

Sempre disse que estaria na frente de uma batalha dessas, mas sozinho? Sozinho so ganhamos batalhas.... E quando as vezes aqui no meu espaço publico algo deste género, obtenho respostas como por exemplo "o mercado é livre para todos"! É verdade que sim, e livre deve-se manter, mas deve ser profissional, para que possamos ser respeitados! Já tive licença de consultor imobiliario por outra "angariador imobiliario"... Mas acabou...
Como também ja disse aqui neste espaço tou farto do silencio, tou farto de levar porrada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...