terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vale tudo?

Noc noc abre a porta...

Num momento da sociedade em que a palavra não tem qualquer valor, num momento em que tudo tem que ser por escrito e cuidado com as virgulas porque se não for bem escrito ai vem processo ou reclamação. Para além da palavra não ter qualquer valor, agora temos de ter muito cuidado com o que escrevemos, pois se o nosso português não for o melhor la se vai a interpretação.

É verdade que não sou muito velho, tenho apenas 32 anos, e ainda faço parte da classe dos jovens, quer dizer, para a malta de 20 anos sou um cota, para a malta de 50 sou um jovem... Bem decidam-se?... Mas não é para isso que estou a escrever... Não sou velho, mas já tenho 12 anos de imobiliario e acho que ja posso dizer com alguma autoridade que "no meu tempo"... Sim no meu tempo de iniciante o mercado não era assim!
Não era assim mesmo, como ja referi em algumas publicações eu sou do tempo em que ter email era um luxo, e se fosse la de 5 em 5 dias no maximo teria 3 emails, hoje recebo isso a cada 5 minutos... Enfim... Mas nesse tempo havia um respeito que os tempos da crise exterminou! A pressa de fazer dinheiro, a necessidade de ver um negocio aguçou o engenho de passar por cima dos colegas de profissão. Neste momento o que vale o cliente, e o cliente na boca dos colegas tem sempre razão... Coloca-se em causa o trabalho dos colegas porque um cliente disse "que"... Que queria comprar, que queria vender, que queria qualquer coisa.... "Já falei com o seu colega X mas ele ainda não me encontrou nada."... Ou então "o seu colega não deu o preço que eu queria"...

Perde-se o respeito pelo colega e tenta-se fazer o negocio sem falar com o parceiro de negocio, e esquecesse por completo que um colega pode ao longo da carreira fazer imensos negócios com aquele colega, mas o cliente em principio só vai fazer um! Que pena que essas pessoas não têm uma calculadora, quando vale um negocio? Vá bora la... Um negocio de baixou valor vale 2000€ em comissões... Boa ganhaste 2000 euros! Então e agora faz a seguinte conta... Aquele teu colega a quem roubaste o cliente poderia fazer quantos negocios? Vá um bom vendedor pode fazer 4 partilhas num ano,,, Bem então em partilha eu ganho 1000€.... numa regra simples aritmética 1000*4= 4000€... Como uma vez me escreveram num email "não é preciso ter um curso superior para fazer estas contas"!!

 Mas não estas contas não sou feitas, e eu posso falar de consciência tranquila, o meu negocio é feito em mais de 80% em partilha! E quando falo partilha falo partilha total, com a minha rede e com outros parceiros de negocio! O ano passado partilhei mais de 15 negócios com outras agências imobiliárias! Por isso tenho o direito de falar sobre estes assunto! Não falo nem escrevo só por conveniência nem para parecer bonito! Falo porque montei um negocio baseado em partilha, fomento a partilha... Sei que quanto mais partilhar mais vou ganhar! E sempre digo aos elementos da minha equipa que não basta pedir para eles nos venderem os nossos imóveis, nós também temos de retribuir esse favor!!!

Custa-me imenso ver colegas que continuam a valorizar um cliente em função de um colega, é algo que para mim não faz sentido nenhum! Sou do tempo em que se respeitava o cliente do colega, quando sabíamos que um colega estava a negociar com o proprietário, deixavamos que esse colega fazer a negociação até ao fim, e mesmo que o proprietario nos ligasse nós falavamos de imediato com o colega que ja estava a negociar! Hoje não é assim! E compradores? Era igual.... Sabiamos que havia um colega a acompanhar um comprador, tentavamos arranjar o imovel para o cliente mas não iamos contatar o comprador! Hoje o que acontece é que andam 10 agentes a acompanhar o mesmo comprador! Que mais valia tras isso? Eu dispenso por total quer esse cliente quer esses colegas! Andamos todos a perder tempo... e não percebemos que so perdemos dinheiro! Se respeitássemos os contatos era tão mais justo! Estou a falar dentro da mesma agência claro! Tem de haver concorrencia e essa concorrência terá de ser competitiva, mas dentro da mesma agencia so provaca mal entendidos!
Ainda há uns meses, fui tentar angariar um imovel, não aceitei o preço do cliente, e depois tambem a minha agencia não aceitava o preço e deixei de parte esse angariação. Passado um mês vejo um colega da mesma agencia a angariar o imovel, pelo valor que a mim me foi recusado e que eu proprio não concordava! Enfim dualidade de criterios logo a partida, mas tudo bem, se o colega trouxe a angariação e eu não consegui, é justo! Nem fiz ondas nem stress... Não achei justo porque a mim tinha sido recusado, mas ja estou habituado a criterios similares! Têm de ser exigentes comigo é normal a qualidade do meu trabalho tem de ser manter alta eu percebo a intenção! Giro é que passado algum tempo a casa estava com comprador! Porreiro óptimo, vendida! Entretanto o cliente entra em contato com um dos meus gestores de imovel, e o meu gestor vai mostrar um casa ao cliente! Justo certo? Se não houve justiça na angariação teria eu de ser justo na venda? Talvez... Sem duvida que sim, mas as vezes tambem confesso que ja me chatea sempre eu ser o bonzinho e respeitar sempre tudo e todos! Dei autorização ao meu colaborador para fazer visitas com o cliente!

Qual não é o meu espanto quando o colega agora vem reclamar que não é justo! E que agora tem direito a uma parte da comissão se o cliente comprar uma casa comigo! Epa desculpem lá! Quando foi para angariar, quando foi para aceitar o preço, quando foi para para colocar o imovel no mercado eu não fui tomado em consideração. Sabiam que eu ja la tinha estado, sabiam que eu tinha recusado aquele preço, sabiam que se tivesse sido aceite aquele valor que eu tinha angariado o imovel, não tiveram consideração pelo meu trabalho.... Porque raio tinha eu agora de respeitar? Mas o engraçado é que vou respeitar...

Vou respeitar porque sei o valor de uma partilha, sei o valor de fomentar boas relações, vou respeitar porque sei que posso não ganhar agora, mas no futuro vou ganhar! Alem disso vou ganhar o direito de poder andar de cabeça levantada e poder olhar olhos nos olhos com todos.

Durante toda a minha vida há uma coisa que sempre defendi, que é prefiro ter uma para dar do que duas para levar! Por isso vou defender sempre esta maxima da partilha, talvez assim dar uma pequena lição que não vale tudo! Não vale mesmo tudo! Há regras de conduta moral, pelo menos eu tenho, conduta moral.... Não porque tenho 12 anos disto, não porque estou a tirar um curso superior, e não porque tenha a mania de ser melhor que os outros, simplesmente porque daqui por 12 anos eu tenho a certeza do que estarei a fazer....




Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...