sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cuidado com o que dizes....



Bem meus poucos amigos que me acompanham nestas minhas historias, eu sempre referi que ser consultor imobiliário não esta de todo associado ao sucesso bem pelo contrario... Temos muitos insucessos para obter algum... as vezes! Mas verdade seja dita quando dá sucesso fazemos questão de enviar uma cartão ao presidente dos USA a comunicar que somos os maiores do mundo.

Enfim a historia de hoje é nem mais nem menos que uma lição para este rapaz que se acha um "às" do imobiliário.

Há uns anos atrás nós tínhamos formação na área do imobiliário, ou de técnicas de vendas assim quando o rei fazia anos... como vivemos numa suposta republica, estão a imaginar.
Este rapaz paga cerca de 450€ para ir ouvir durante três dias, dias inteiros, aquele a quem chamam o grande "guru" das técnicas de vendas.

E la fui eu três dias, espectaculares... o homem sabia o que dizia, sabia como funcionavam as coisas... ou pelo menos parecia que sim porque ele falava uma língua que era um misto de espanhol, com inglês, português e as vezes alemão! Mas verdade seja dita a mensagem chegava aos nossos cérebros.

Logo após esses três dias eu sai daquela formação com uma pica desgraçada... "agora é que vai ser"... "agora é que vou ser o maior deste mundo e arredores"... E começo logo mas logo a alterar tudo o que fazia, dossiers, planos de marketing, folhas disto, folhas daquilo... Bem era uma rapaz novo.


Surge então logo no primeiro dia uma reunião com um Sr. que quer vender o seu imóvel... e pensei " aqui vou eu mostrar que agora eu sei fazer isto... tenho a técnica toda... ele até vai ficar maluco".
Fui para a reunião "artilhado" com tudo aquilo que tinha aprendido. Começamos a conversa, e c'um caneco aquilo funcionava tudo ás mil maravilhas... O proprietário também era vendedor (de seguros), e a conversa ia fantástica.

Cada duvida que o sr. me colocava eu lembrava-me logo de algo da formação, e pumba, bota abaixo que é do Cartaxo... Toma mais esta, cliente com a mania que me ia dar a volta, mas eu agora tenho as armas todas para ti!


No meio deste entusiasmo todo... ele pergunta me o valor da comissão e eu cheio de confiança... Toma lá " a comissão é X". O sr. olha para mim e questiona " E não é negociável?"...
Na formação eu tinha aprendido duas ou três formas de negociar este tipo de perguntas mas havia uma que eu achei que o ia "derrubar"... ia mesmo coloca-lo ko... e sai-me esta perola " Sr. Proprietario o sr. era homem para negociar o seu ordenado com o seu patrão para receber menos e trabalhar mais?"....

Que pérola maravilhosa que me valeu de imediato o seguinte comentario... "Pode então sair da minha casa porque na minha casa não autorizo que me faltem ao respeito!"....

Eu..." fiquei sem saber o que fazer.." patinei umas 30 vezes no "eu"... "eu"..."eu"..... de nada valia... o mal estava feito!

Levei uma lição que podemos ter todas as formações do mundo, mas temos de ajustar os nossos argumentos ao tipo de pessoa que temos a nossa frente... Nunca mais usei tal argumento... mas que grande estalo levei eu!

Mas aprendi que podia errar... e se não voltasse a fazer o mesmo mal.. talvez podesse corrigir! Com aquele cliente eu nunca mais conseguia corrigir nada... mas com todos os outros a partir daquele momento!

Falhei, errei e deixei um cliente com pessima imagem da minha pessoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...