sábado, 14 de novembro de 2015

A janela que caiu no Sitio Certo



As vezes não imaginamos a sorte que temos quando uma janela cai... e cai no lugar certo...
Mas o que vos vou contar é mais do que uma janela, ou sobre uma janela a cair.

Tudo começa, neste caso, com uma angariação, uma moradia de 3 pisos, no melhor lugar para viver na minha zona de trabalho. Uma moradia já com alguns anos é certo, mas em muito bom estado de conservação e com boas areas... Comecei logo a pensar que uma casa com aquela idade e em tão bom estado de conservação me ia dar dinheiro... Tinha de conquistar aquele proprietario.

O proprietario, engenheiro naval na reforma, habituado a um regime sem erros nem falhas... onde até um pequeno parafuso fazia confusão a um cego.

Eu fiz o meu trabalho, a melhor apresentação de serviços que alguma vez podia fazer, caneco aquela angariação tinha de ser minha. O proprietario sempre muito ceptico... sempre com uma pé atrás... eu so pensava vou ter de conseguir ai se vou... Já tinha alguns anos de experiencia, a minha confiança ja transbordava por todo o lado... que até "cheirava mal".

Mas o cliente aceitou dar a angariação e até aceitou o preço que lhe sugeri! Fantástico o gajo é mesmo bom (eu claro).

Mas percebi que aquele cliente iria ser especial... deu-me as chaves de casa... mas as portas de todos os armarios de todas as divisões tinham de ficar abertas, (hum.... que esquisito), os estores todos fechados mas as janelas abertas ( fazia mais sentido)... as portas de cada divisão tinham de ficar fechadas... tudo era feito ao pormenor, não podia falhar nada... Medo rapaz muito medo... sentia que alguma coisa ia cheirar mal. Atenção que o proprietário não habitava a casa

Ok, o rapazinho aqui cumpriu com tudo... sempre, em cada visita eu até rezava para nada correr mal... mas voces tão a ver aquela sensação esquisita que ia haver merda,

Convidei um casal amigo que já há alguns meses que procuravam um bom negocio,,, eles aceitaram ir ver... Ja tinha feito algumas visitas com eles e tava tranquilo. Naquele dia levaram um sobrinho, criança! tudo bem, tudo correu bem, fui antes, abri tudo, preparei tudo! fiz a visita tudo lindamente... daquelas coisas que não tinham espinhas.

Quando ja estamos na rua, o meu cliente comprador olhou para o topo da casa e nota uma janela mal fechada... "oh que grande merda, ja tinha fechado tudo, e a casa era tão grande, tinha de fazer tudo de novo". Ainda por cima uma daquelas janelas de escada, ou seja que não serve para mais nada do que dar luz a escada. Mas com este cliente não podia errar.


La fui eu, abrir portas etc... até chegar a janela... quando cheguei a janela, percebi que ia ser muito difícil chegar a ela, ficava no meio das escadas mas eu em pé não conseguia la chegar, mas eu tinha de fechar aquela janela... Consegui colocar um pé no corrimão outro nem sei bem onde... e vocês nem imaginam quando toquei, repito toquei na janela, ela pura e simplesmente cai para a rua... Não estava encaixada e quando toque colapsou-se... pensei " os meus clientes estavam la em baixo".... Fui a correr até a rua... e por "milagre"... só pode milagre a criança tinha saído de la há segundos, a janela totalmente partida, tinha caído do que equivalia a um terceiro andar.



Ninguem se magoou, mas com aquele cliente proprietario, como podia eu explicar aquilo... Marquei reunião, mas ele não acreditou. Ele disse que não era possivel que a janela não tivesse encaixada. Disse que ia pagar os custos. ele disse que não fazia mais que a minha obrigação.

Verdade seja dita a confiança tinha-se quebrado com aquele cliente, nunca mais consegui negociar com ele, fiz mais visitas, tive inclusivamente duas propostas recusadas, mas eu sabia e sentia que não valia de nada, não tinha so partido a janela, tinha partido o negocio. Já não conseguia falar com ele, aquele vidro partido tinha cortado todas as ligações.

A essa altura pensei, a melhor coisa a fazer é passar esta casa a um comercial que tivesse o "perfil" para este cliente, que conseguisse conquistar de novo e que pudesse vender aquele imovel! Eu podia não ganhar nada mas pelo menos o que defendia iria ser feito, Mediação imobiliaria na agencia que presto serviços.

Assim fiz, falei com o diretor da minha agência, e disse que não queria dinheiro, só queria que fosse o comercial Y que acompanhasse aquele cliente, era o único, no meu ponto de vista que podia dar a volta aquela situação.

Assim aconteceu, o meu colega ficou com a angariação e eu fechei aquela porta, que já só me dava problemas...

Verdade seja dita a casa três meses depois é vendida, e vocês não imaginam o quando me senti satisfeito por ter tomado a decisão certa... O meu colega ainda me pagou uma parte da comissão, mas o que me deu mais prazer foi saber que aquilo em que acreditava, aconteceu.

Parti uma janela, rasguei uma relação com um cliente que já nem comunicava mas no fim, aquele cliente ficou muito satisfeito com o serviço prestado....



Para mim não foi um historia de sucesso... mas sei que o sucesso se faz de decisões e tomei as decisões certas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Febre das Imobiliárias

Noc Noc... A febre das imobiliárias... Já há uns valentes meses que começou esta febre de abrir imobiliárias a torto e a direito! Co...